Marinho propõe reajuste parcelado e servidores rejeitam

Categoria realizou assembleia no Paço na tarde desta sexta-feira (Foto: Tiago Oliveira)

Pela primeira vez desde que a greve dos servidores de São Bernardo teve início, em 13 de maio, o governo Luiz Marinho (PT) apresentou aos trabalhadores uma proposta de reajuste salarial. O índice oferecido pela Prefeitura foi de 7,68%, parcelado em duas vezes: 2,5% agora (retroativo a março) e o restante em dezembro.

A proposta surgiu após uma longa negociação entre o Sindserv (Sindicato dos Servidores) e representantes da Prefeitura, que teve início na noite de quinta-feira (21) e se estendeu por toda a manhã e por parte da tarde de sexta-feira (22). Por volta das 16h30, a categoria realizou assembleia no Paço, decidiu rejeitar a proposta e continuar a paralisação.

Newsletter RD

“Rejeitamos esse índice já na mesa de negociação e depois tivemos o referendo da categoria na assembleia. Não dá pra gente parcelar a inflação. A greve continua e as negociações também. Se o governo não apresentar uma proposta para resolver a greve vai continuar”, afirma o presidente do Sindserv São Bernardo, Giovani Chagas.

Depois da assembleia os trabalhadores realizaram novos protestos pela região central de São Bernardo, percorrendo a avenida Lucas Nogueira Garcez e outras. Desde que a categoria cruzou os braços as manifestações ocorrem todos os dias. De acordo com o Sindserv, 70% dos 13 mil servidores de São Bernardo estão em greve, principalmente os funcionários da Educação.

Uma nova assembleia será realizada no Paço Municipal na próxima segunda-feira (25), às 5h, para definir as estratégias de mobilização. Ainda não há data para nova rodada de negociações entre Paço e Sindserv.

Santo André
Em Santo André o reajuste salarial dos servidores ainda segue indefinido. Na próxima quarta-feira (17), às 18h, a categoria vai se reunir em assembleia na sede do Sindserv para avaliar as propostas apresentadas pelo governo Carlos Grana na última terça-feira (19).

O Paço apresentou três opções ao sindicato: aumento parcelado em duas vezes (3% em abril e 5% dezembro); parcelado em duas vezes (3% retroativo a abril e 5% em abril de 2016), mais abono de 25% em cima do salário; e parcelado em duas vezes (3% retroativo a abril e 5% em abril de 2016), mais abono de R$ 750.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes