Obras no Rudge já prejudicam comércio

Comerciantes dizem que as vendas caíram após a colocação dos tapumes (Foto: Pedro Diogo)

As obras nas praças do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, começaram há pouco, mas a insatisfação dos comerciantes locais já é evidente. A chamada Praça da Capela, circundada pela Av. Dr. Rudge Ramos, pela Rua Ádamo Laurindo e pela Travessa Daré, está encoberta por tapumes que prejudicam a visibilidade das lojas no entorno. Vendedores reclamam que o fluxo de clientes reduziu cerca de 30% desde o início das reformas. Segundo lojistas, a Prefeitura pouco tem feito para atender suas reivindicações de não reduzir o número de vagas na região.

Como reportado pelo RD em 26 de abril, a proposta de revitalização do bairro começou dia 13 do mesmo mês. O objetivo do Poder Público é criar um centro de convívio na Praça São João Batista e na Praça da Capela, o que causaria a retirada de 65 vagas de estacionamento, incluindo as localizadas diante da Igreja São João Batista. Um calçadão será construído e inviabilizará os estacionamentos próximos à Praça da Capela. Novo calçamento será instalado, além de bancos e de uma fonte d´água. Pontos de táxi e de ônibus deverão ser realocados. As reformas na Praça São João Batista ainda não começaram.

Newsletter RD

Cássia Germano, proprietária da loja de artigos de decoração Elegance – bem diante da Praça da Capela -, afirma que o comércio vem sofrendo dificuldades há três anos, mas a situação se agravou quando os tapumes foram colocados. “Se antes já estava ruim, agora está 30% pior. A obra dificulta o acesso dos clientes. As pessoas ao menos viam a loja quando passavam de ônibus, mas agora, nem isso”.

O problema foi fortemente sentido nas vendas do Dia das Mães. “O ano passado já foi difícil, mas consegui vender em torno de R$ 1.500 em produtos no final de semana. Em 2015 o valor caiu para R$ 400. Estou há cinco meses sem fazer compras para estoque”, diz.

A questão da redução das vagas de estacionamento também não foi amplamente solucionada. De acordo com Luiz Diogo, da loja de sapatos R49, um arquiteto representante da Prefeitura realizou uma consultoria com os comerciantes para adaptar o projeto original e tentar evitar que se perdesse vagas para os carros dos clientes. O novo projeto deveria ter sido apresentado há uma semana, mas nada foi feito. “Eles prometeram que haveria modificações na planta da Praça da Capela, só que não formalizaram o novo projeto. As reformas na Praça São João Batista, em frente à Igreja, continuarão de acordo com o projeto original”, afirma.

Obras demoradas
Luiz Diogo diz que, segundo a Prefeitura, o prazo de finalização das obras na Praça da Capela seria de três meses. O comerciante relata que, no entanto, há poucos operários vistos trabalhando. “Eles vieram, fecharam tudo, quebraram tudo, mas a obra está parada. A Prefeitura prometeu que não começaria a obra se não tivesse dinheiro para concluí-la, então não sei o que está havendo”.

Cássia Germano acredita que, pelo fato de haver tapumes cobrindo as obras, há maior dificuldade para fiscalizar se as obras estão sendo feitas de fato. Entretanto, a vendedora reconhece que a movimentação de operários é baixa. “Um deles, inclusive, afirmou diretamente a mim que a obra só ficará pronta em dezembro”, comenta.
A perspectiva, para os vendedores, é de que os problemas se agravem. “Em agosto tem Dia dos Pais, e depois o Natal. Se não for tudo resolvido a tempo, o comércio do Rudge vai sofrer muito mais”, finaliza Diogo.

Um comerciante, que preferiu não se identificar à reportagem, declara que já está havendo articulação entre lojistas e a Prefeitura para melhor discutir o projeto de revitalização das praças. “Nada ainda foi definido, mas eu acho que deveria ter sido melhor discutida a realocação das vagas. Toda benfeitoria será bem-vinda para nós, porém, o debate não foi feito como deveria e agora precisamos minimizar os danos”.

A Prefeitura de São Bernardo foi procurada, mas não deu respostas até o fechamento da matéria.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes