Campanha do Agasalho já começou na região

É importante verificar se as peças a serem doadas estão em bom estado (Foto: Michelle Ferrarez)

A Campanha do Agasalho 2015, que visa recolher roupas, cobertores e sapatos para atender pessoas em estado de vulnerabilidade social, já começou no ABC. São Caetano foi o primeiro município a iniciar a arrecadação, seguido por Santo André e Mauá. A principal meta estabelecida pelas cidades é superar o número de materiais recolhidos em 2014.

Em São Caetano, a campanha começou no dia 27 de abril e se estende até 3 de junho (quarta). A iniciativa também já começou em Mauá, mas, diferente dos demais municípios, não é coordenada pela Prefeitura. O órgão divulga e colabora com as instituições e entidades de assistência envolvidas no projeto, como o Hospital de Clínicas Dr. Ramadés Nardini. O local é responsável por realizar, em conjunto com a Associação Voluntariado Calor Humano, uma das maiores Campanhas de Agasalho da cidade. Neste ano, a ação da entidade começou no dia 30 de abril e a coordenação prevê que a duração seja de aproximadamente 45 dias.

Newsletter RD

Santo André também já iniciou a campanha, no dia 13 de maio. Cláudio Gomes, responsável pela coordenação da iniciativa no município, enfatiza a necessidade do cuidado ao doar as roupas. “É importante frisar que as peças precisam estar em bom estado”, diz.

Os municípios estabeleceram como meta superar a arrecadação do ano passado. Na campanha de 2014, Santo André alcançou os maiores números da região. Foram recolhidas 156 mil peças, distribuídas entre 158 entidades cadastradas pela Prefeitura. As instituições são responsáveis por realizar a distribuição das peças e, com a arrecadação, beneficiaram cerca de 50 mil pessoas.

São Caetano aparece em seguida, com 87 mil peças arrecadadas em 2014 e meta de atingir 90 mil em 2015. Enquanto isso, Diadema reuniu 50 mil peças no ano passado e Ribeirão Pires 40 mil. Em Mauá, o Hospital Nardini conseguiu recolher 3.288 e dividiu o montante entre entidades beneficentes da cidade cadastradas na Secretaria de Ação Social e Cidadania, além de pacientes e acompanhantes que utilizam os serviços do local.

Diadema iniciará a Campanha do Agasalho no dia 30 de maio, mas nesta sexta (22) a Prefeitura já recebeu uma doação de 7,3 mil peças do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ribeirão Pires prevê o início da ação para a próxima semana, mas está na espera do aval do Governo do Estado de São Paulo para confirmar a data. A Prefeitura de São Bernardo informou que realizará a iniciativa, mas o projeto ainda está em processo de formação e não possui previsão de início definida.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes