Plano de Educação prevê maior orçamento e creches em Santo André

Meta é aumentar número de creches na cidade (Foto: Diego Barros/PSA)

Santo André será a primeira cidade do ABC a contar com um Plano Municipal de Educação (PME). O texto, que chegou à Câmara nesta quinta-feira (21), contém 19 metas e objetivos para o setor para os próximos 10 anos, entre eles o aumento no número de creches.

A meta é construir pelo menos duas unidades a cada dois anos e elevar a oferta de vagas em no mínimo 50%. Outro objetivo é ampliar a fatia do orçamento dedicado à Educação, dos atuais 26% para 30%.

Newsletter RD

A ampliação do financiamento é considerado o principal desafio, porque os objetivos centrais do plano não serão alcançados sem aumento de verbas.

“Não há como falar em desenvolvimento da educação sem desenvolvimento econômico. Nossa esperança são os recursos provenientes do pré-sal, que devem dar impulso nos investimentos. A Educação depende do crescimento econômico da região”, afirma a secretária adjunta de Educação de Santo André, Ana Lúcia Sanches. “Precisamos ter mais recursos e gastar melhor”, completa.

O Plano Municipal de Educação tem como base o Plano Nacional, aprovado no ano passado. Cada cidade do País precisa elaborar um plano próprio com metas e objetivos adequados à realidade local. Em toda a região metropolitana apenas São Paulo, Jandira e agora Santo André encaminharam projetos de lei para as Câmaras.

Ana Lúcia considera a criação do PME um momento histórico. “O plano foi amplamente discutido. Criamos o Fórum Municipal de Educação, tivemos pré-conferências temáticas e no dia 25 de abril tivemos a Conferência Municipal que definiu as metas”, explica. Os outros municípios do ABC encaminharão os Planos de Educação para aprovação dos vereadores até o mês que vem.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes