Átila Jacomussi pega carona em bandeiras de Donisete Braga

O parlamentar também colocou no seu currículo a conquista do Poupatempo de Mauá (Foto: Facebook)

O deputado estadual Átila Jacomussi (PCdoB), que rompeu com o governo Donisete Braga (PT), tem utilizado ações realizadas pela Prefeitura de Mauá para fazer propaganda do próprio mandato. O parlamentar divulga ser o responsável por projetos e programas implementados pela administração municipal.

Um dos exemplos é a integração entre trem e ônibus, que começou a funcionar em setembro do ano passado através de parceria da Prefeitura com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Átila também diz que é conquista sua o Passe Livre para os estudantes, que foi adotado em Mauá e nas outras cidades do ABC por decisão dos prefeitos.

Newsletter RD

“As nossas conquistas como o Bilhete Único: integração trem e ônibus, passe livre para os estudantes, foram importantes para a melhoria na utilização do transporte. É preciso cuidar da cidade, assim estaremos cuidando das pessoas”, afirmou o parlamentar nas redes sociais.

O parlamentar também colocou no seu currículo a conquista do Poupatempo de Mauá, que vai funcionar na rua Cineasta Glauber Rocha, na região central. Outdoors instalados na cidade atribuem a Átila a intermediação com o governo do Estado que teria resultado na instalação da unidade no município.

Até o Parque da Juventude, que está sendo construído pela Prefeitura no Paço, tem sido apontado por Átila Jacomussi como sendo realização sua. Todas essas supostas “conquistas” do deputado estadual são propagadas não somente nas redes sociais, mas em materiais impressos distribuídos em faróis e estações de trem e pelo próprio parlamentar em caminhadas que faz por bairros de Mauá.

Carona

O governo Donisete Braga reclama que Átila tem se apropriado de marcas da administração de forma indevida.

“É o estilo dele de fazer política, vai caber à população no momento correto avaliar se o deputado está utilizando de questões que não são de conquistas da parte dele. O mais correto seria dizer que estava junto com o governo, não dizer que foi uma realização dele”, afirma o secretário de Governo de Mauá, Edílson de Paula. “Uma pessoa dizer para a população que conquistou tudo aquilo, daqui a pouco vai passar que é alguém que está pegando carona nas ações do governo”.

Para Edilson de Paula, é contraditório o deputado utilizar bandeiras do governo Donisete ao mesmo tempo em que caminha para o oposição, de olho na eleição do ano que vem. “Como ele vai se diferenciar se é oposição ao governo atual se ele está tentando se beneficiar de ações que esse governo realizou?”, questiona o secretário. “Assim ele está sendo mais governo que nosso próprio governo”, ironiza.

O RD entrou em contato com o deputado estadual Átila Jacomussi e com a assessoria do parlamentar, mas não recebeu retorno.

Rompimento e acordo

Candidato a prefeito derrotado em 2012, Átila apoiou Donisete Braga no segundo turno daquela eleição e assumiu o comando da SAMA em 2013, no início do governo petista. Desde outubro do ano passado, quando foi eleito deputado estadual, começou a dar sinais de que poderia romper com o governo com o objetivo de ser candidato a prefeito em 2016.

O rompimento se concretizou em abril, quando o grupo ligado ao deputado deixou o comando da SAMA. O governo, no entanto, não fecha as portas para um possível acordo com o parlamentar que garanta apoio à reeleição de Donisete. “O próprio Jacó [vereador Admir Jacomussi, pai de Átila] tem votado com a gente na Câmara. Estamos abertos, a política é dinâmica. O PCdoB sempre foi um partido muito próximo do PT. Estamos tranquilos com essa questão, estamos dialogando com todo mundo”, afirma Edílson de Paula.

Resposta
Após a publicaçao da reportagem, a assessoria de imprensa do deputado Átila Jacomussi enviou nota ao RD. Leia na íntegra:

O deputado estadual Atila Jacomussi esclarece ter se alinhado a administração do prefeito de Mauá, Donisete Braga, em 2013 por motivo de convergência dos programas de governo. A integração tarifária das estações em Mauá da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) com as linhas municipais, o passe livre estudantil, o bilhete único, a instalação de uma unidade fixa do Poupatempo em solo mauaense e a construção do Parque da Juventude foram pautas acertadas ainda em 2012, quando Atila decidiu apoiar o prefeito no segundo turno da eleição municipal.

Não há o que se falar em carona de projetos. Como ex-vereador, ex-superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) e atual deputado estadual, Atila tem o dever de trabalhar por melhorias no município e auxiliar ações positivas do Executivo local.

Em relação aos benefícios instituídos no transporte coletivo, o deputado estadual Atila Jacomussi, ainda na condição de vereador (mandato 2009-2012), apresentou solicitações de integração tarifária e adoção do passe livre estudantil ao Palácio dos Bandeirantes e à Prefeitura. Além disso, chegou a se reunir com o então secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandez, para cobrar esses pleitos e aceleração do projeto do Expresso ABC. Essa movimentação pode ser comprovada por meio de diversos documentos encaminhados aos órgãos envolvidos.

Também na condição de vereador, Atila Jacomussi articulou a disponibilidade da carreta móvel do Poupatempo em Mauá, o que ocorreu em uma série de oportunidades. A unidade serviu para medir a demanda pelos serviços do equipamento e reforçar a necessidade do posto e concretizar o pedido.

A Prefeitura de Mauá recebeu repasses financeiros da Dersa (Departamento de Estradas e Rolagens) como compensação do impacto ambiental da construção do trecho sul do rodoanel Mário Covas. A verba foi destinada, justamente para o Parque da Juventude, recapeamento de vias públicas, reconstrução de calçadas e outras intervenções. O recurso foi articulado pelo ex-secretário de Obras e atual vereador Admir Jacomussi (PRP), pai de Atila.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes