Japão: esposa do primeiro-ministro visita tempo da 2ª Guerra

O primeiro-ministro Shinzo Abe evitou visitar o local em abril (Foto: Rafa B/ Blog do Planalto)

A esposa do primeiro-ministro do Japão, Akie Abe, divulgou nesta sexta-feira pelo Facebook uma foto em que visita o templo Yasukuni, que homenageia os soldados que lutaram na Segunda Guerra.

O tempo é símbolo de tensões políticas com a China e a Coreia do Sul, uma vez que ele também homenageia líderes condenados por crimes de guerra. Visitas anteriores de membros da elite política japonesa geraram protestos e repreensões por parte dos governos vizinhos.

Newsletter RD

“Esta é a primeira vez em muito tempo que eu visito o templo Yasukuni”, escreveu Akie, que também se disse emocionada ao ler cartas enviadas por soldados a suas famílias, hoje preservadas pelo museu Yushukan, situado nas proximidades.

O primeiro-ministro Shinzo Abe evitou visitar o local em abril. Ao invés disso, ele mandou enviar uma oferenda ao templo, na expectativa de apaziguar sua base de eleitores conservadores japoneses, que apoiam o santuário, ao mesmo tempo em que abre espaço para melhorar as relações diplomáticas na região. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes