Plano de Educação prevê aumento de orçamento e mais creches em Santo André

A meta é que o atendimento, que chega hoje a 34% das crianças de Santo André que estão na fila, alcance pelo menos 50% da demanda.

Santo André será a primeira cidade do ABC a contar com um Plano Municipal de Educação. O texto, que chega à Câmara Municipal nesta quinta-feira (21), contém vinte metas e objetivos para o setor para os próximos dez anos.

Entre os objetivos estabelecidos está a ampliação das creches na cidade. A meta é que o atendimento, que chega hoje a 34% das crianças de Santo André que estão na fila, alcance pelo menos 50% da demanda. Outra meta é ampliar a fatia do orçamento dedicado à Educação, dos atuais 26% para 30%.

Newsletter RD

A ampliação do financiamento, aliás, é considerado o principal desafio para que as metas do Plano de Educação sejam alcançadas – sem mais verbas, os objetivos não serão alcançados.

“Não há como falar em desenvolvimento da educação sem desenvolvimento econômico. Nossa esperança são os recursos provenientes do pré-sal, que devem dar impulso nos investimentos. A Educação depende do crescimento econômico da região”, afirma a secretária adjunta de Educação de Santo André, Ana Lúcia Sanches. “Precisamos ter mais recursos e gastar melhor”.

O Plano Municipal de Educação tem como base o Plano Nacional de Educação, aprovado no ano passado. Cada cidade do País precisa elaborar um plano próprio com metas e objetivos adequados à realidade local. Em toda a região metropolitana apenas as cidades de São Paulo, Jandira e agora Santo André, encaminharam os projetos de lei para as Câmaras.

“É um momento histórico para todas as cidades do Brasil e Santo André se organizou desde o ano passado para iniciar a discussão. Criamos o Fórum Municipal de Educação, tivemos pré-conferências temáticas e no dia 25 de abril tivemos a Conferência Municipal que definiu as vinte metas”, explica a secretária adjunta de Educação de Santo André, Ana Lúcia Sanches.

Os outros municípios do ABC encaminharão os Planos de Educação para aprovação dos vereadores até o mês que vem.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes