Poupatempo tem protesto de professores no primeiro dia

Professores da rede estadual de ensino protestaram enquanto prefeito Grana visitava Poupatempo (Foto: Tiago Oliveira)

Na expectativa de que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) estivesse presente no primeiro dia de funcionamento do Poupatempo de Santo André, professores da rede estadual que estão em greve levaram cartazes para protestar na unidade, na tarde desta segunda-feira (18). O tucano não apareceu – como, aliás, já estava previsto desde a semana passada –, o que não impediu que a categoria se manifestasse mesmo assim.

Carta
Os professores entregaram uma carta em que pedem ao prefeito Carlos Grana (PT) e o deputado estadual Luiz Turco (PT) que façam intermediação com o Palácio dos Bandeirantes para destravar as negociações por reajustes salarial.

Newsletter RD

Passou do ponto
Em determinados momentos faltou bom-senso a alguns professores, que chegaram a atrapalhar munícipes, funcionários e imprensa com a gritaria.

Vistoria
Grana chegou ao Poupatempo por volta das 15h, acompanhado pelo secretário de Mobilidade, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra e do deputado estadual Luiz Turco. Mais tarde chegou ao local o deputado estadual Orlando Morando (PSDB). O deputado federal Alex Manente (PPS) não apareceu, mas comemorou a inauguração do espaço pelo Facebook.

8h07
O Poupatempo de Santo André abriu as portas exatamente às 8h07 desta segunda-feira com 16 pessoas na fila. Ao longo do dia, a maioria das pessoas (cerca de 90%) que foi ao local estava atrás de atendimentos do Detran, já que o Ciretran de Santo André deixou de atender no posto que funcionava na região da estação Prefeito Saladino.

Ajustes e boas-vindas
Minutos antes da abertura da unidade, funcionários faziam os últimos ajustes. A pintura externa ainda passava por retoques finais. Antes do serviço começar a funcionar, um dos responsáveis pelo Poupatempo deu as boas-vindas aos usuários e pediu a compreensão de todos por possíveis problemas no atendimento, já que se tratava de uma “pré-operação”.

Balanço
O Poupatempo de Santo André realizou 1.700 atendimentos no primeiro dia. Depois que o governador Geraldo Alckmin inaugurar oficialmente a unidade (o que não tem data para acontecer) o serviço estará disponível também aos sábados.

Cadê a estação?
Prometida pelo governo do Estado, a reconstrução da estação Pirelli da linha 10-Turquesa facilitaria muito o acesso de munícipes ao Poupatempo de Santo André, que fica no Shopping Atrium. Mas a promessa ainda é um sonho distante. “Estamos nos reunindo quinzenalmente com a CPTM sobre o assunto. O governo do Estado vai fazer o projeto executivo, com diretrizes sugeridas pela Prefeitura”, explica o secretário Paulinho Serra.

Agora é Skaf
O G-9, grupo de vereadores de São Bernardo que faz parte da base governistas mas prega independência do PT, se reuniu nesta segunda-feira (18) com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ex-candidato a governador pelo PMDB. Sete parlamentares do grupo foram até a avenida Paulista se encontrar com o empresário na sede da Fiesp e foram pedir mais uma unidade do Sesi para a cidade. O cenário político, claro, também esteve na pauta da conversa.

Greve e aproximação
Representantes do Sindserv (Sindicato dos Servidores) de São Bernardo se reuniram nesta segunda-feira (18) pela primeira vez com integrantes do governo Marinho desde que a greve da categoria teve início. O Paço sinalizou que pode apresentar uma proposta de reajuste antes do dia 28, data marcada anteriormente pelo prefeito Luiz Marinho para apresentação de um índice para os servidores. Apesar desta nova aproximação entre as partes, a paralisação que teve início no dia 13 continua por tempo indeterminado.

9,15 e 8,21%
A Câmara de São Caetano vota nesta terça-feira projeto de lei que concede reajuste de 9,15% aos servidores da cidade. Em Santo André a expectativa é se a Prefeitura vai manter a proposta inicial de parcelamento do reajuste de 8,21%. Grana disse nesta segunda ao RD que a negociação com a categoria continua aberta – antes o prefeito dizia que não havia possibilidade de mudar a proposta feita aos servidores públicos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes