Sindserv se prepara para greve prolongada em São Bernardo

Manifestantes caminham em direção ao Centro de Atletismo Oswaldo Terra, no segundo dia de paralisação dos servidores de São Bernardo

O primeiro dia de greve dos servidores de São Bernardo foi marcado por protestos na Câmara Municipal e principalmente em ruas e avenidas da região central da cidade. Os funcionários se reuniram na manhã desta quarta-feira (13) na Praça Santa Filomena e percorreram a rua Marechal Deodoro, o entorno do Paço Municipal, as avenidas Lucas Nogueira Garcez e Redenção, trecho da rua Jurubatuba entre outras vias. Na tarde de quarta e também na manhã desta quinta-feira (14) a categoria realizou novas manifestações.

Balanço
De acordo com o Sindserv, 60% dos funcionários da educação cruzaram os braços e 50% dos trabalhadores da saúde paralisaram as atividades. Mais de 3 mil profissionais teriam saído às ruas no primeiro de greve da categoria, nos cálculos do sindicato. O presidente do Sindserv prevê que a paralisação não vai acabar tão cedo. “Estamos preparados para uma greve demorada. Queremos resolver antes porque a população precisa do atendimento público, mas estamos preparados para uma greve longa”, afirma Giovani Chagas.

Newsletter RD

Segundo dia
Na manhã desta quinta o protesto dos servidores de São Bernardo ocorreu ao Centro de Atletismo Oswaldo Terra. Os servidores saíram da Praça Santa Filomena, percorreram a avenida Prestes Maia e foram até a rua Tiradentes, onde fica o equipamento esportivo.

Sem papo
A Prefeitura não deu nenhum sinal que pretende apresentar alguma proposta antes do dia 28 de maio. O governo Marinho diz que as negociações estão em andamento e não vê motivos para que os servidores entrem em greve.

Mais protesto
Em Santo André, Em Santo André o impasse continua Os servidores da cidade irão à Câmara nesta quinta-feira para protestar. A Prefeitura ofereceu 8,21% parcelado em três vezes, mas a categoria não aceitou. Não está descartada a possibilidade de os servidores de Santo André também entrarem em greve caso as negociações não avancem.

Emendas pendentes
Cerca de 20% das emendas apresentadas por vereadores de Santo André ao orçamento de 2014 ainda não foram executadas. O balanço foi apresentado pelo secretário de Orçamento e Planejamento Participativo, Alberto Alves de Souza, em reunião com os parlamentares nesta quarta-feira (13). A promessa é liberar o que está travado até o final de agosto. Entre as obras apontadas pelos parlamentares que terão início ainda neste semestre estão a reforma de três praças e construção de duas academias ao ar livre, no valor de R$ 380 mil, e a instalação de três conjuntos semafóricos, no valor de R$ 400 mil.

Status
As obras de reformas das praças e construção das academias já foram licitadas e terão início em cerca de um mês. Passarão por reforma as praças Ivanildo da Costa Santos, Ulisses Vieira de Lima e Gilda de Abreu. As academias ao livre serão feitas na Praça Antônio de Almeida, na Vila Santo André e no Conjunto Catiguá, no Parque Erasmo Assunção. Os semáforos serão instalados em cerca de 90 dias, na avenida João Dulcim com rua Juquiá, na avenida Valentim Magalhães com rua Marquês de Alegrete e também na rua Milão.

GM
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano promove assembleia nesta sexta-feira (15), às 15h, para discutir o que fazer diante da decisão da montadora em colocar mais 900 trabalhadores em lay-off. O clima é de preocupação entre a categoria. Em 5 de junho vence o lay-off de 819 trabalhadores que estavam em contratos suspensos desde novembro e temor que ocorram demissões.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes