Servidores de São Bernardo entram em greve e Marinho critica paralisação

Paralisação teve início nesta quarta-feira, com concentração na Praça Santa Filomena (Foto: Tiago Oliveira)

Funcionários públicos de São Bernardo entraram em greve nesta quarta-feira (13), às 6h, por tempo indeterminado. A paralisação foi motivada pela falta de avanço nas negociações entre categoria e Prefeitura, que até agora não apresentou nenhuma proposta de reajuste para os servidores.

Na noite desta terça-feira (12), o Sindserv (Sindicato dos Servidores) promoveu plenária com a participação do Departamento Jurídico da entidade, com o objetivo de orientar a categoria sobre a paralisação.

Newsletter RD

“A administração está duvidando do poder de mobilização, luta e enfrentamento do funcionalismo público de São Bernardo. Este é o momento de darmos uma resposta ao governo municipal”, afirma o presidente do Sindserv, Giovani Chagas.

São Bernardo, que tem o maior orçamento do ABC, é a cidade em que houve menos avanços nas negociações. O governo Luiz Marinho (PT) diz que vai apresentar proposta de reajuste somente no dia 28 de maio. Em São Caetano, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra os reajustes já foram definidos.

Marinho questiona sindicato

Criticado pelo Sindicato dos Servidores por ainda não ter apresentado proposta, o prefeito Luiz Marinho faz críticas à entidade. “A direção do sindicato tem que ser verdadeira. O que eu pedi publicamente é que deixassem a negociação para o final de maio. É um absurdo o entendimento da direção do sindicato. A administração convocou uma reunião para o dia 28. Não posso acreditar que alguém vai à greve de forma irresponsável com uma negociação em curso.”

Na última quinta-feira (7) representantes da Prefeitura de São Bernardo se reuniram com o Sindserv e apresentaram balancetes para mostrar a situação financeira do município.

Em nota, a administração disse que “a mesa de negociações com o Sindserv continua aberta”, mas questiona a justificativa da categoria para entrar em greve. “Diferentemente do que foi anunciado pelo Sindicato, a reunião realizada no dia 7 tratou única e exclusivamente de uma pauta definida anteriormente na mesa de negociação, entre as partes: a realidade orçamentária e financeira do município”, diz o texto.

A nota diz ainda que “a Prefeitura mantém sua posição de continuar a dialogar com o Sindicato, e afirma que novo encontro acontecerá com os representantes do Sindserv no fim de maio, como acordado anteriormente”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes