Servidores de São Caetano terão maior reajuste da região

Paulo Pinheiro concedeu o maior aumento de salário para servidores em toda a região

A prefeitura de São Caetano e o Sindicato dos Servidores da cidade entraram em acordo nesta segunda-feira (11) sobre o índice de reajuste salarial deste ano. A administração municipal vai conceder 9,15% de aumento para os funcionários públicos, sem parcelamento. É o maior reajuste aplicado até agora em prefeituras do ABC – em segundo lugar vem Rio Grande da Serra, que aumentará os salários da categoria em 9%. Em reunião na última quinta-feira (10) o governo Paulo Pinheiro (PMDB) havia oferecido índice de 7,15%.

Balanço
Com a definição do índice de reajuste em São Caetano, agora são quatro as cidades do ABC onde prefeituras e servidores entraram em acordo. Trabalhadores de Diadema terão 7,89% de aumento, parcelado em seis vezes. Em Mauá, o índice foi de 8,13%, aplicado de uma só vez.

Newsletter RD

“Irresponsável”
Falando em servidores, o prefeito Luiz Marinho (PT) criticou nesta segunda-feira (11) a postura do Sindicato dos Servidores de São Bernardo, que vai promover greve a partir de quarta-feira (13). A categoria reclama que a Prefeitura não apresentou nenhuma proposta de reajuste na reunião que ocorreu na última quinta-feira. “A direção do sindicato tem que ser verdadeira. Pedi que as negociações fosse realizadas no final de maio. É um absurdo o entendimento da direção do sindicato. Não posso acreditar que alguém vai conduzir a categoria à greve de forma irresponsável, em meio a um processo de negociação”. O prefeito promete apresentar proposta em reunião com a categoria no dia 28 de maio.

Alô, Donisete
O prefeito de Mauá utilizou mais uma vez na semana passada o serviço de telemarketing como estratégia para falar diretamente à população. Depois de ligar para as casas dos moradores para alertar sobre os perigos da dengue, Donisete Braga (PT) entrou em contato (através de uma gravação, é claro) para desejar Feliz Dia das Mães.

Presidente Donisete
Donisete, aliás, tomou posse como presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC nesta segunda-feira no lugar de Rafael Marques, que passa a se dedicar à função de presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. “Temos consciência que estamos assumindo em um momento de dificuldades. Mas é através das dificuldades que vencemos os desafios”, afirmou o prefeito de Mauá. O vice-presidente da Agência na gestão anterior, o professor Joaquim Celso Freire Silva, continua no cargo. Silva é professores da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Participação parlamentar 1
Os vereadores da região participarão de forma mais efetiva do Consórcio Intermunicipal. Os parlamentares cobram há muito tempo um espaço maior nas discussões da entidade e farão parte agora do conselho consultivo do órgão. Dois vereadores representarão as Câmaras: Marcelo Oliveira (PT), presidente da Câmara de Mauá; e Eduardo Leite (PT), vereador em Santo André.

Participação parlamentar 2
A participação dos parlamentares no Consórcio vai “facilitar a aprovação de projetos de caráter regional nos Legislativos do ABC”, prevê o presidente do Consórcio Intermunicipal, Gabriel Maranhão (PSDB). Zé Dourado (PSDB), presidente da Câmara de Diadema e Zé Nelson (PSD), presidente da Câmara de Ribeirão Pires, serão os suplentes de Eduardo Leite e Marcelo Oliveira.

Metalúrgicos elegem
O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá realiza eleições nesta quarta-feira (12) e quinta-feira (13) para escolher a nova diretoria da entidade. O processo eleitoral não terá surpresas. A única chapa inscrita é a do presidente licenciado do sindicato, Cícero Firmino da Silva, que também é secretário de Trabalho de Santo André. A apuração ocorre a partir das 17h do dia 13.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes