Alckmin enfrenta protesto em Rio Grande da Serra

Pelo cano: governador esteve em Rio Grande da Serra para iniciar obras na Billings (Foto: A2 Comunicação / Ciete Silvério)

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) cumpriu agenda em Rio Grande da Serra na manhã desta segunda-feira (4). O tucano foi ao município dar início às obras de interligação do sistema Rio Grande (braço da Billings) com o sistema Alto Tietê. Por causa da visita do governador, dois prefeitos faltaram à reunião mensal dos gestores municipais que acontece no Consórcio: Gabriel Maranhão (PSDB), de Rio Grande da Serra, e Saulo Benevides (PMDB), de Ribeirão Pires.

Sentido 1
Alckmin teve que ouvir protestos de um grupo de 20 professores estaduais, categoria que está em greve desde o dia 13 de março. Os manifestantes reivindicavam que o tucano abrisse as negociações com os funcionários. o grupo da rede estadual de ensino carregava faixas, panfletos e bonecos de chuchu (uma alusão ao famoso apelido de “picolé de chuchu”). O governador não deu bola para o protesto e ainda classificou de “sem sentido” a paralisação.

Newsletter RD

Sentido 2
“A greve não tem o menor sentido. Não se faz greve quando o governo quer dialogar, quando faz oito meses que teve aumento e quando se acabou de pagar o maior bônus da história. Nós estamos em uma crise econômica de extrema gravidade”, justificou. Os professores pedem 75,33% de reajuste, como forma de compensar a defasagem acumulada os últimos anos. Não há nenhuma previsão de a greve acabar.

Billings, a salvação
A obra que teve início nesta segunda-feira é mais uma passo na estratégia do governo estadual de usar a Billings para amenizar os efeitos da crise hídrica, e vai passar por Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Suzano. O braço Rio Grande, que antes só atendia o ABC, passou a abastecer no mês passado também bairros da Zona Sul da Capital. A ligação entre Rio Grane e Alto Tietê vai custar R$ 130 milhões e será concluída no segundo semestre. Serão transferidos 4 mil litros de água por segundo ao longo de 22 quilômetros de tubulação.

Maurício sai?
O prefeito de São Bernardo não está muito disposto a responder perguntas sobre a anunciada saída de Maurício Soares do PT. Questionado pelo RD, Luiz Marinho (PT) afirmou: “Não vou repercutir [a saída de Maurício Soares]. Ele nem saiu ainda. Pode ser que ele saia, pode ser que não”.

Novo líder
O prefeito Donisete Braga (PT) pretende definir nesta terça-feira (5), junto com a bancada governista na Câmara, quem será o novo líder de governo do Legislativo de Mauá. O último ocupante do cargo foi Rômulo Fernandes, que deixou a Casa para assumir a superintendência da Arsep (Agência Reguladora de Serviços Públicos). Já nesta terça-feira assume o suplente de Rômulo, Dario Coelho (PT).

Araújo chora
Não há dúvidas que um dos vereadores que mais sofreu com a final do Campeonato Paulista no último domingo (3) foi José Araújo (PMDB), líder do governo Grana na Câmara. O peemedebista é torcedor fanático do Palmeiras. Tão fanático que chegou a apresentar um projeto de lei na Casa para criar o Dia do Torcedor Palmeirense. O gabinete do parlamentar é cheio de adereços palmeirenses. A comemoração vai ficar para a próxima.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes