Servidores de Diadema aceitam reajuste de 7,89% e encerram greve

Presidente do Sindema, José Aparecido da Silva, o Neno

O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), apresentou na manhã desta segunda-feira (27) a proposta de reajustar em 7,89% os salários dos servidores municipais. O índice é idêntico à inflação medida entre fevereiro de 2014 e março de 2015 pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Em assembleia realizada no final da tarde, na sede do Sindema (Sindicato dos Servidores de Diadema), a categoria aceitou a proposta e decidiu encerrar a greve que teve início no dia 15 de abril. Como o índice apenas repõe a inflação, os trabalhadores não terão aumento real neste ano.

Newsletter RD

O reajuste proposto pela prefeitura não será aplicado de uma vez, mas de forma parcelada. O aumento de 3,47% (que foi a proposta inicial da administração municipal), será aplicado desta maneira: 1% em abril, 1% em setembro e 1,47% em dezembro.

Os 4,42% remanescentes (que somados aos 3,47% resultam na proposta total de 7,89%) serão pagos assim: 1,39% em julho, 1,39% em novembro e 1,39% em dezembro.

“Isso é pouco, não temos dúvida que merecemos mais. Mas isso é muito diante da nossa luta e da nossa garra. O nosso desafio agora é continuar mobilizados para garantir esses ganhos, que a prefeitura cumpra com sua palavra”, afirma a diretora do sindicato, Roseli Aparecida de Souza.

Os funcionários que estavam em greve voltam ao trabalho nesta terça-feira (28). O acordo feito com a Prefeitura prevê que não haverá desconto dos dias não-trabalhados. Os servidores vão definir com a administração municipal formas para repor os dias de paralisação.

“É o que a gente estava buscando, a reposição da inflação. Para quem começou com 3,5% a gente conseguir o compromisso de 7,89% inclusive para os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição é uma vitória”, afirma o presidente do Sindicato dos Servidores de Diadema, José Aparecido da Silva, o Neno.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes