Bloqueio de viela em Santo André causa desentendimento

Viela faz parte de lote particular e estava aberto há mais de 20 anos (Foto: Caíque Alencar)

A construção de um muro na viela ao final da rua Dona Maria Gaiarsa, em Santo André, é motivo de desentendimento entre a Prefeitura e munícipes. A via, que faz ligação com a rua Coronel Fernando Prestes, é parte de um terreno particular, mas sempre esteve aberto para a circulação de pessoas.

O dono do terreno, Paulo Tsuneyoshi Miyamoto, afirma que sempre pagou impostos pela posse do terreno, mas nunca pôde construir nada no local. “Há mais de cinquenta anos eu pago IPTU e não posso usar o terreno para nada”, explica.

Newsletter RD

A reportagem foi até o local e o proprietário disponibilizou um documento do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura comunicando a execução do serviço com todas as especificações do fechamento da via, inclusive com croqui e nomes dos responsáveis técnicos. No entanto, a Prefeitura afirmou que desconhece o fechamento da passagem.

Não é a primeira vez que um bloqueio da viela é iniciado e desentendimentos acontecem. Segundo o morador da região, Irineu Zucchi, 38, obras para o fechamento da passagem já foram iniciadas em 2012, mas outros moradores da rua fizeram um abaixo assinado para a paralização do serviço.

Zucchi ainda afirma que a viela é muito perigosa e relata que já houve casos de estupro, espancamento, relações sexuais e uso de drogas na viela durante a noite. “Eu acho que seria bom fazer o bloqueio por causa dessas coisas que já aconteceram. Não entendo a reclamação dos vizinhos”, diz o empresário.

O DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) alegou, por meio de nota, que desconhece o bloqueio da passagem, mas enviará uma equipe até o local e tomará as medidas cabíveis para explicar a situação.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes