Burundi: protestos eclodem após presidente anunciar que concorrerá a 3º mandato

Centenas de pessoas no Burundi protestaram na capital, Bujumbura, após o partido no poder ter anunciado que o presidente do país, Pierre Nkurunziza, irá concorrer a um terceiro mandato.

Confrontos eclodiram entre manifestantes e policiais armados. Alguns grupos no país havia alertado sobre uma possível agitação caso Nkurunziza decidisse concorrer novamente. Milhares de cidadãos já fugiram do país antes das eleições, que ocorrem dia 26 de junho.

Newsletter RD

De acordo com a Constituição do país, o presidente pode servir por dois mandatos seguidos, mas, o partido de Nkurunziza afirma que ele é elegível pela terceira vez, pois, em seu primeiro mandato, foi eleito por políticos.

Os críticos do governo afirmam que essa não é uma interpretação correta da lei e que Nkurunziza não deve concorrer a um terceiro mandato.

O governo dos Estados Unidos criticou a decisão do partido. “Com essa decisão, Burundi está perdendo uma oportunidade histórica de fortalecer sua democracia ao estabelecer uma tradição democrática de transição pacífica de governo”, informou o Departamento de Estado norte-americano.

Mais de 10 mil cidadãos de Burundi fugiram para Ruanda, país vizinho, por medo da violência nas eleições. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes