FSA participa pela primeira vez da competição BAJA

O veículo já está sendo montado e a previsão é que o protótipo fique pronto em julho (Foto: Divulgação)

A FSA (Fundação Santo André) vai participar pela primeira da competição BAJA, que acontece no município de Sarzedo, em Minas Gerais, nos dias 28, 29 e 30 de agosto.

O grupo, formado por 17 estudantes de engenharia, já está se preparando. O veículo já está sendo montado e a previsão é que o protótipo fique pronto em julho.

Newsletter RD

O projeto é uma competição entre Instituições de Ensino Superior de Engenharia que desafia estudantes através do projeto e desenvolvimento de um veículo off road, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O objetivo do grupo é construir um protótipo recreativo, fora de estrada, monoposto e robusto. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado, de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos.

Para o orientador da equipe, o Professor Dr. Francisco Yastami Nakamoto, o objetivo deste projeto é promover nos alunos o desenvolvimento de habilidades e competência em engenharia, aplicadas em um projeto integrador envolvendo as diversas disciplinas desenvolvidas ao longo do curso de graduação em Engenharia Mecânica.

Outro aspecto importante, segundo Yastami, é o contato dos estudantes com um problema real de engenharia, em que as condições de contorno, muitas vezes conflitantes, devem ser contemplados para viabilizar de forma técnica, tecnológica e econômica o projeto e a implementação do BAJA. “Cabe salientar que, além do domínio do conhecimento técnico, o trabalho em equipe é fundamental. O sucesso de um projeto depende do comprometimento, da responsabilidade e do respeito mútuo, com postura proativa, de cada integrante da equipe em exercer as suas respectivas funções, características que presencio nos integrantes desta equipe”, completa.

“Atualmente estamos desenvolvendo relações com patrocinadores para podermos realizar a construção do veículo. Até o momento, conseguimos patrocínio de itens de fixação, serviço de usinagem, de tubulação, peças do segmento automotivo e o serviço de coleta de dados, como potência e torque utilizando dinamômetro”, conta o capitão da equipe, aluno do 5º ano de Engenharia Mecânica, Bruno de Lima Santos. Ainda segundo o aluno, o grupo vem negociando com algumas outras empresas de outros segmentos envolvidos no projeto. De acordo com o cronograma, o veículo estará pronto até o mês de julho.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes