Dilma atendeu a todos os partidos ao liberar Fundo Partidário, diz ministro

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Edinho Silva, disse na noite de quinta-feira que a presidente Dilma Rousseff atendeu ao pedido de todos os partidos políticos, inclusive da oposição, para que não vetasse no orçamento o aumento no fundo partidário, que cresceu de R$ 285,5 milhões para R$ 867,5 milhões.

“A posição da presidenta foi de respeito à autonomia do Poder Legislativo, de respeito a uma demanda colocada pela representação partidária brasileira, de forma majoritária, incluindo a oposição”, declarou o ministro Edinho. Ele lembrou que oito partidos da base aliada assinaram o documento pedindo que ela não vetasse o aumento da verba do fundo partidário e que o relator do Orçamento, o senador Romero Jucá, “foi porta-voz junto ao ministro Mercadante (Casa Civil) de uma posição favorável dos partidos de oposição, inclusive do PSDB”, de manutenção de recursos para as legendas.

Newsletter RD

“A coerência está com a presidenta Dilma ao respeitar a manifestação dos partidos que compõe o Congresso e a autonomia do Legislativo”, afirmou. “Repito. Quem elaborou a proposta não foi o Executivo. Foi o Legislativo”, emendou.

Ao falar do pedido dos partidos da base, o ministro Edinho se referia a carta assinada pelo PT, PMDB, PDT, PSD, PR, PROS, PC do B e PP, datada de 25 de março. Nela, os presidentes dos partidos faziam apelo à presidente, ressaltando que, “levando-se em consideração a infraestrutura necessária e a nova realidade para a realização das atividades afins, solicitamos que Vossa Excelência não vete, no orçamento Geral da União, os recursos destinados ao Fundo Partidário para o exercício de 2015, aprovados pelo Congresso”.

Edinho Silva evitou polemizar com o presidente do Senado, Renan Calheiros, que disse que Dilma, ao sancionar a lei sem vetos, quase triplicando o fundo partidário, fez “o que havia de pior”, lembrando que este reajuste do fundo “é incompatível com o ajuste”. Questionado se Dilma ficou incomodada com as críticas, o ministro da Secom comentou que “ela não se incomodou”, que “respeita o jogo da democracia e as posições contrárias”. E emendou: “mas eu digo que a presidente Dilma está sendo extremamente coerente porque ela tem tido postura de diálogo não só com Renan Calheiros também com o presidente da Câmara Eduardo Cunha”.

Sobre a possível incompatibilidade de aceitar que o valor do fundo partidário aumentasse em quase três vezes, em época de ajuste econômico, Edinho Silva respondeu: “a política econômica é conduzida pela presidenta Dilma e , portanto, toda a movimentação dela é no sentido de valorizar as medidas de ajuste. Ela, portanto, é quem mais defende o ajuste como forma de preparar a economia brasileira para a retomada do crescimento sustentável”. Ressalvou ainda que “ela jamais tomaria nenhuma iniciativa que enfraquecesse esta condução”, mas que “ela respeita a autonomia dos poderes” e que, por coerência, sancionou a proposta, sem vetos, como pediu o Congresso.

Neste momento, segundo Edinho Silva, a presidente está preocupada “com a construção de agendas governamentais”. Para sábado, por exemplo, Dilma marcou uma grande reunião para discutir projetos de infraestrutura do governo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes