Com cinco votos contra, Câmara de Mauá aprova criação de Conselho LGBT

Ricardinho da Enfermagem e outros quatro vereadores votaram contra criação de comissão LGBT

A Câmara de Mauá aprovou nesta quarta-feira (22) projeto de lei do Executivo que cria o CMDH-LGBT (Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O Conselho será formado por 12 integrantes: seis indicados pela administração municipal e seis pela sociedade civil. A intenção do prefeito de Mauá é sancionar a proposta até o início da semana que vem. O texto foi considerado um avanço importante pela comunidade homossexual, que passará a discutir políticas públicas de forma direta com a administração municipal.

Sem unanimidade
O projeto não agradou a todos os vereadores. Cinco parlamentares votaram contra: Gil Miranda (PRB), Betão (PT do B), Prof. Betinho (PSDC), Ricardinho da Enfermagem (PTB) e Wagner Rubinelli (PT). “Não é o momento colocarmos em pauta um projeto como esse. Na minha opinião neste momento não é prioridade”, justificou Ricardinho. “Esse projeto chegou na terça-feira da semana passada e eu não vou votar sem discutir o projeto”, argumentou Gil Miranda.

Newsletter RD

Justificativa
No texto enviado ao Legislativo o prefeito Donisete Braga (PT) apontou motivos para justificar a proposta. “Com a finalidade de promover e desenvolver ações afirmativas de difusão da cultura de respeito à população LGBT, apresentamos a presente proposta legislativa que visa assegurar a criação de um órgão representativo que versa sobre a temática da diversidade sexual, com base na defesa dos direitos humanos para um determinado grupo populacional, em virtude da especificidade de suas demandas e de situação de vulnerabilidade que determinados contextos sociais os submetem”.

Mais uma Frente
Agora é a vez do transporte coletivo virar tema de Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) propôs a criação da Frente, com o objetivo de debater a “ausência de investimentos e de políticas em transporte público na Grande São Paulo”. O grupo já foi oficializado na Assembleia Legislativa e terá 28 parlamentares, sendo coordenado pelo deputado petista. Na Assembleia, o deputado Luiz Fernando também coordenará as frentes parlamentares do Jardim Pantanal e a do Futebol.

Greve na Mercedes
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, criticou nesta quarta-feira o comando da Mercedes-Benz, que anunciou a demissão de 500 funcionários. “Fizemos 12 reuniões, ou mais, na tentativa de encontrar uma solução negociável. Mas durante todo o tempo a empresa colocava como condição a demissão de trabalhadores. É uma empresa que está há 59 anos aqui, e agora tem tomado atitudes com as quais não podemos concordar. Não vamos aceitar sem luta a demissão desses companheiros”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes