Itatiaia é opção em época de frio

Distrito de Penedo tem construções que remetem à Finlândia (Foto: Ralph Salgueiro)

O Brasil pode ser “um país tropical”, mas isso não quer dizer que não haja pontos turísticos para se aproveitar as estações frias. Quando a temperatura cai, a cidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro, passa a atrair um público diferenciado em relação àqueles que visitam a região em outras épocas do ano. Se no verão os visitantes procuram pelos banhos de cachoeira em Itaporani e Maromba, o clima frio torna a cidade mais propícia para passeios em trilhas ou descansos nas pousadas. Existe grande expectativa para que ocorra mais uma vez o fenômeno de 1988, quando ocorreu a última nevada.

De acordo com a Secretaria de Turismo da cidade fluminense, o Parque Nacional de Itatiaia é uma das regiões que recebe aumento mais significativo de visitantes durante o outono e inverno. O destaque é a parte alta do Parque, cujo acesso se dá pela Rodovia Rio-Caxambu, em uma via da cidade de Engenheiro Passos. Formada por planaltos, é ali que se encontram o Maciço das Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras, com seus 2,7 mil metros de altura. O ambiente é apropriado para a prática de alpinismo, mas até os menos aventureiros poderão admirar as vistas para o Vale do Paraíba e o Morro do Couto.

Newsletter RD

A parte baixa, por sua vez, tem acesso pela Rodovia Dutra, no quilômetro 316. Lá se pode fazer trilhas pela Mata Atlântica, conhecer árvores centenárias e a fauna nativa. Os mirantes são os pontos turísticos mais visitados, como o do Último Adeus, que fica sobre uma pedra a 90 metros de altura, de onde se pode ter visão do Rio Campo Belo, que abastece Itatiaia.

O Véu de Noiva é também um dos destaques da parte baixa, cujas quedas d´água têm 40 metros de altura. O poço que se forma ao pé da cachoeira é perfeito para os banhistas e pode ser acessado através de uma curta trilha de dez minutos de caminhada. O Lago Azul é outra região de fácil acesso muito procurada para banhos de cachoeira, assim como as já citadas Itaporani e Maromba. Se as águas estiverem em temperatura muito baixa e o visitante preferir não se arriscar, pode-se ao menos admirar a bela vista que as quedas proporcionam.

Museus são outras atrações importantes na parte baixa, localizado no Centro de Visitantes. É lá onde estão reunidos exemplares da fauna e da flora nativa. O lugar desperta o interesse não apenas de curiosos, mas também estudiosos que podem ter acesso ao laboratório técnico-científico onde pesquisas podem ser realizadas.

Os hotéis e pousadas na parte baixa são também populares, muitos deles bastante antigos. Para oferecer maior conforto aos visitantes, a estética dos empreendimentos tem estilo aconchegante, com chalés, hidromassagens, fondues, fogo à lareira e outros tantos costumes típicos das estações frias.

A Finlândia no Brasil

Um dos distritos de Itatiaia mais famosos é Penedo, conhecido como a maior colônia finlandesa do Brasil. Aos pés da Serra da Mantiqueira, a comunidade traz em sua arquitetura, gastrônomia e em seus costumes, os elementos que remetem ao país europeu, como os chalés de madeira e as varandas cobertas de flores.

Os finlandeses ali chegaram em 1927, com o intuito de viverem sob os benefícios dos raios solares que atingem o Hemisfério Sul. Eles, contudo, trouxeram muito de sua terra natal, preservando muito do seu estilo de vida. Algumas práticas, porém, se adaptaram. A culinária finlandesa, em Penedo, agora tem o acréscimo das trutas, peixe típico de Itatiaia.

Dezenas de hotéis e restaurantes estão distribuídos pelo distrito, onde o turismo é a principal atividade econômica e atrai, principalmente, casais na faixa etária dos 30 anos. Os passeios na região são diversos. O Museu Finlandês da Dona Eva é um dos espaços que trazem mais da cultura finlandesa para Itatiaia, como obras de arte, vestimentas e tapeçarias. Aos sábados, realizam bailes organizados pelo Grupo de Danças Tradicionais.

Apreciadores de vinhos, queijos, chocolates e doces caseiros também terão com o que se deleitar, e as crianças curtirão A Casa do Papai Noel, mesmo fora de época. As trilhas em meio às araucárias é outro programa indispensável.

Para conhecer Itatiaia e seus pontos turísticos, podem-se fechar pacotes com agências de viagens, de valores que variam de R$ 300 a R$ 750. Viagens por conta própria também são boas opções, considerando a proximidade da região com o ABC. Programe-se e aproveite. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes