Alckmin não cumpre promessa e monotrilho atrasa de novo

Projeto inicial é das obras da linha 18 começarem em 2014 (Foto: Évora Meira)

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) não conseguiu cumprir a promessa de dar início às obras do monotrilho do ABC em março. Não há sinal de construção da linha 18 em nenhuma das quatro cidades por onde os trens vão passar – São Bernardo, São Caetano, Santo André e São Paulo.

O prazo – março de 2015 – foi anunciado pelo governador em novembro do ano passado, durante inauguração da estação Fradique Coutinho da linha 4-Amarela do Metrô. Antes do evento, o governo sustentava a promessa de que as obras começariam até o final de 2014.

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Agora, surge um novo prazo. Procurado pelo RD, o Metrô informou que as obras só vão ter início no segundo semestre do ano. “Atualmente, o Consórcio Vem ABC [vencedor da licitação] desenvolve os projetos básicos, levantamento cadastral dos imóveis para desapropriações e também trabalha na obtenção das licenças para o início das obras que está previsto para o segundo semestre de 2015”, explica a empresa, em nota.

No início de março a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que autoriza o governo a contrair financiamento de US$ 182 milhões para poder bancar o custo das desapropriações. A retirada das casas será feita pela concessionária, mas os pagamentos às famílias serão feitos pelo governo do Estado.

Obras de mobilidade

A linha 18 não é exclusividade no quesito “atraso” no que diz respeito às obras de transporte coletivo do governo do Estado. Alckmin já reconheceu que algumas das principais obras de mobilidade sofrerão atrasos significativos.

A linha 5-Lilás do Metrô, por exemplo, chegou a ser prometida para 2014, passou para 2016 e agora ficou para 2017. Uma das estações da linha será inaugurada somente em 2018. A Linha 4-Amarela, que está sendo construída há mais de uma década, ficará pronta em 2018, depois de inúmeros atrasos.

Projetos de mobilidade prometidos pelo governo para a região ficaram no meio do caminho. É o caso do Expresso ABC, que não será mais realizado, e também da reforma das estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) da linha 10-Turquesa, que ainda não aconteceram.

O governo também promete construir uma nova estação onde antes funcionava a Parada Pirelli, na linha 10. A promessa (que dificilmente sairá do papel tão cedo) foi feita quando o Shopping Atrium foi escolhido para abrigar o Poupatempo de Santo André.

Linha terá 13 estações e mais de 15 quilômetros de extensão

A linha 18-Bronze atenderá cerca de 314 mil passageiros por dia e terá 15,7 quilômetros de extensão. Serão 13 novas estações, que ligarão o centro de São Bernardo à estação Tamanduateí da Linha 2-Verde do Metrô.

A ideia inicial da linha surgiu em 2009, quando a prefeitura de São Bernardo realizou projeto funcional para implantação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no município. Posteriormente, o governo do Estado adotou o projeto.

O processo de licitação da linha chegou a ser suspenso no ano passado por determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado) que viu indícios de conluio na concorrência. O Metrô precisou refazer o edital para que a licitação tivesse continuidade.

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