Donisete Braga troca comando da SAMA

Paulo Sérgio Pereira e o prefeito de Mauá, Donisete Braga (Foto: Evandro OLiveira)

O prefeito Donisete Braga (PT) vai promover mudanças no comando da SAMA (Saneamento Básico de Mauá), empresa responsável pela distribuição de água no município. O atual superintendente da autarquia, Paulo Sérgio Pereira, deixará o cargo e será substituído pelo atual secretário de Finanças de Mauá, Alessandro Baumgartner. Para o lugar de Baumgartner a mais cotada é a chefe de Gabinete, Ruzibel Sena de Carvalho. 

Átila
A mudança é vista como sinalização de distanciamento entre o Paço de Mauá e o deputado estadual Átila Jacomussi (PCdoB), que é ligado a Paulo Sérgio Pereira. O prefeito tenta costurar com o clã Jacomussi apoio à sua reeleição, em 2016. O governo evita em falar em “rompimento definitivo” e diz que as portas estão abertas para que o grupo integre o projeto petista no ano que vem.

Newsletter RD

Reforma predial
Inaugurado em 1971, o prédio da prefeitura de Santo André vai passar por obras de recuperação. O edifício foi idealizado pelo arquiteto Rino Levi, começou a ser construído em 1966 e em 2013 foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo e também pelo conselho municipal (Comdephapasa). O prefeito Carlos Grana (PT) fornecerá detalhes sobre as obras em entrevista coletiva prevista para esta quinta-feira (15).

Última obra
Rino Levi idealizou não somente o prédio da Prefeitura, mas o Paço Municipal (conhecido originalmente como Centro Cívico). No entanto, o arquiteto não viu a obra ser entregue: morreu em 1965, antes mesmo do início da construção. O Fórum de Santo André não fazia parte do projeto original.

Bahia dispara
O vereador Evilasio Santana Santos, o Bahia (DEM), dedicou a sessão da última terça-feira (14) para criticar o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra. O parlamentar citou diversas obras em andamento que estariam em atraso. “Eu não quero mais conversar com senhor, se for pra tratar com o senhor eu não trato. O [estádio] Bruno Daniel o senhor prometeu entregar e até agora nada. Vai inaugurar quando, no meio da eleição? O senhor está fazendo o povo de besta”.

Acessibilidade
O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), sancionou e promulgou a lei nº 5.275 de 10 de abril de 2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos que possuam praça ou área de alimentação de disponibilizar espaço preferencial às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Subvenções
A Prefeitura de São Caetano iniciou a entrega das subvenções de 2015 para escolas municipais, entidades e corporações nas áreas de Educação, Cultura, Assistência Social e Segurança. O valor total dos auxílios é de mais de R$ 3 milhões. Os repasses serão concluídos durante essa semana.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes