Sindicato dos Bancários do ABC elege novo presidente e critica terceirização

Belmiro Moreira assume comando do Sindicato dos Bancários do ABC em julho

Belmiro Moreira foi eleito nesta quarta-feira (15) como novo presidente do Sindicato dos Bancários do ABC. Funcionário do HSBC, Moreira é secretário de Finanças da entidade e substituirá o atual presidente, Eric Nilson, a partir do dia 1º de julho. Apenas uma chapa concorreu na eleição.

Eric Nilson, que está no comando do sindicato desde 2012, participará da próxima gestão como membro do conselho de diretores. Aproximadamente 30% da atual diretoria será renovada em julho, com a posse da nova administração.

Newsletter RD

Moreira não teve adversários nessa eleição – a Chapa 1, Experiência e Garra, foi a única a se inscrever. “Foi feita uma pesquisa com a categoria e 82% dos bancários da região avaliam a gestão como boa. A gente vem fazendo um bom trabalho e o sindicato é reconhecido por isso”, afirma.

Prioridade
Na avaliação de Belmiro Moreira, a prioridade dos Sindicato dos Bancários do ABC no momento é lutar com todas as forças contra o projeto de lei 4.330, que regulamenta a terceirização. “Estamos com carro de som passando pelos principais corredores da região alertando a sociedade o quanto esse projeto prejudica os trabalhadores”, afirma o presidente eleito.

Apesar de estar em meio a um processo eleitoral que começou na última segunda-feira (13), o sindicato promoveu em ruas da região nesta quarta atividades em protesto ao projeto de lei. Atualmente, vigilantes e trabalhadores da limpeza que atuam em bancos são terceirizados. “Se passar do jeito está o projeto, os bancos vão poder terceirizar tudo, o gerente, o caixa, etc”.

A proposta tramita no Congresso e conta com o apoio dos empresários e da segunda maior central sindical do Brasil, a Força Sindical – o Sindicato dos Bancários do ABC é ligado à CUT, contrária ao texto.

Greve
A data-base da categoria é somente no dia 1º de setembro. Nos últimos doze anos as negociações salariais iniciais não surtiram efeito, o que levou os bancários do ABC a entrar em greve. Belmiro Moreira acredita que uma nova paralisação pode ocorrer neste ano.

“Ainda é cedo, mas pela conjuntura colocada, pelo atual momento da economia, com ataque direitos e diminuição real de salários, a probabilidade de os bancários pararem novamente é grande”.O mandato da nova gestão do Sindicato dos Bancários do ABC é de três anos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes