Uninove e Renil disputam curso de medicina em Mauá

São Bernardo e Mauá estão entre os 39 municípios do Brasil que ganharão novas faculdades de medicina (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

O Ministério da Educação divulgou na última quarta-feira (8) a relação de instituições de ensino privadas que estão na disputa para oferecer cursos de medicina em Mauá e São Bernardo. A lista mostra o resultado da primeira fase de seleção – revela as universidades que foram desclassificadas e as que seguem no certame.

Em Mauá, a disputa ocorre agora entre duas instituições: A Universidade Nove de Julho (Uninove), que ficou classificada em 1º lugar nesta fase, e o Colégio Renil. A Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) foi desclassificada por descumprir requisitos do edital.

Newsletter RD

Em São Bernardo, todas as oito mantenedoras que se inscreveram no edital continuam na disputa para oferecer o curso de medicina na cidade. Assim como aconteceu em Mauá, a Uninove ficou classificada em 1º lugar, seguida de Anhanguera, Metodista, São Judas, Mackenzie, Anhembi-Morumbi, Sociedade Regional de Ensino e Saúde (de Campinas) e Universidade Estácio de Sá.

Próximos passos
O resultado divulgado nesta quarta-feira diz respeito apenas à primeira fase da seleção feita pelo MEC. O próximo passo ocorrerá no mês que vem, quando o Ministério da Educação vai publicar o resultado preliminar do certame. A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer no final de junho.

A Uninove aparece em 1º lugar, tanto em Mauá, quanto em São Bernardo, por ter sido a universidade que melhor se adequou às exigências feitas pelo edital. Isso não quer dizer, no entanto, que a Uninove irá necessariamente vencer a concorrência.

De acordo com a assessoria de imprensa do MEC, a partir de agora “a próxima etapa consiste na análise da qualidade e pertinência das propostas por uma comissão de especialistas designada pelo Ministério da Educação”.

Interesse
O número elevado de mantenedoras interessadas em oferecer o curso de medicina em São Bernardo contrasta com as poucas instituições que se dispuseram a participar do edital em Mauá. Essa diferença tem relação direta com o número de vagas que o MEC autorizou para cada uma das cidades. Enquanto em Mauá a universidade vencedora poderá disponibilizar apenas 50 vagas, em São Bernardo o número chega a 100.

O ABC conta hoje com três cursos de medicina em funcionamento: Em Santo André (na Faculdade de Medicina do ABC), em São Bernardo (na Faculdade das Américas) e em São Caetano (na Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes