Parque Guaraciaba será tema de audiência pública em duas semanas

Tancão da morte tem avisos que alertam sobre perigo de afogamento

O destino do Parque Guaraciaba será tema de audiência pública que a prefeitura de Santo André e o Semasa promoverão neste mês no Teatro Municipal. O evento tem como objetivo apresentar o projeto de uso da área, conhecida por abrigar o chamado “tancão da morte”.

A audiência será realizada no dia 16, a partir das 18h. O material utilizado no evento estará disponível para consulta no site do Semasa entre os dias 17 e 30 de abril.

Newsletter RD

Desde que cinco jovens morreram afogados no “tancão”, em janeiro de 2014, o Ministério Público intensificou a cobrança para que a Prefeitura realize intervenções que garantam que novas mortes não aconteçam. O Semasa apresentou projeto para o MP, que será agora apresentado ao público na audiência.

A ideia da Prefeitura é fazer intervenções para transformar o local em um parque aberto à população, com todas as garantias de segurança.

Desafio financeiro
O projeto do Semasa corre o risco de ficar apenas no papel por causa do elevado custo. “Estamos falando em algo em torno de R$ 35 milhões. Não cabe no nosso orçamento. Temos projeto para o Guaraciaba, mas o investimento é muito alto, que hoje o município não tem recursos próprios para realizar. Portanto, a gente está buscando parceiros que tenham interesse em investir no Parque Guaraciaba”, afirma o prefeito Carlos Grana (PT).

O prefeito ressalta que atendeu as recomendações do MP. “Nós tomamos todas as providências que o Ministério Público nos pediu sobre o Guaraciaba, de ampliar a segurança, implementando inclusive a fiscalização com barco. Lamentamos aquela tragédia que ocorreu no ano passado, dos cinco garotos que vieram de Mauá”.

Regras
A audiência pública será aberta pelo superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Sebastião Ney Vaz Junior. Caberá aos técnicos da autarquia explicar os detalhes Munícipes terão o direito de participar, fazendo sugestões ou perguntas por escrito.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes