Bolsas fecham em queda em NY à espera de dado de emprego e balanços

Os principais índices de Nova York terminaram em queda nesta terça-feira, 31, influenciados por expectativas de que a temporada de balanços do primeiro trimestre será desanimadora. Pesaram também os ajustes de posições no final do trimestre e a expectativa com os dados do relatório de emprego (payroll) de março, que saem na sexta-feira.

O índice Dow Jones fechou em queda de 1,11%, aos 17.776,12 pontos; o Nasdaq recuou 0,94%, encerrando em 4.900,89 pontos; e o S&P 500 perdeu 0,88%, aos 2.067,89 pontos.

Newsletter RD

O resultado da sessão de hoje fez o Dow Jones fechar o primeiro trimestre do ano no vermelho, em ligeira queda de 0,26%. Por outro lado, o S&P 500 e o Nasdaq registraram o nono trimestre seguido de alta, com avanços de 0,44% e 3,48%, respectivamente.

“Investidores esperam ansiosamente os balanços trimestrais que serão divulgados a partir da próxima semana, esperando que eles não sejam tão ruins como se espera. Com o mercado operando próximo aos maiores patamares nos últimos tempos, a sensação é que existe muito em jogo”, disse Erc Wiegand, gerente de portfólio da U.S. Bank Wealth Management.

A apreensão com os resultados corporativos se somou hoje a outros fatores que deixaram os mercados acionários bastante voláteis nos últimos meses, como os temores sobre o ritmo da recuperação econômica global, a queda dos preços de petróleo e a elevação do juros nos Estados Unidos. As incertezas fizeram o Dow Jones registrar o maior número de oscilações de ao menos 1% em um trimestre desde os últimos três meses de 2011.

“O mercado continua a oscilar dentro desse espectro”, disse Brett Mock, diretor da corretora JonesTrading. “Quer seja o relatório de emprego da sexta-feira ou os balanços da semana que vem, o fato é que estamos na espera.”

Hoje, foram divulgados alguns indicadores da economia, como o índice de confiança do consumidor medido pelo Conference Board, que subiu para 101,3 em março, de 98,8 em fevereiro, e índice de atividade dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial de Chicago, medido pelo ISM, que avançou para 46,3 em março, de 45,8 em fevereiro.

Os dados, entretanto, pouco afetaram as bolsas. Operadores disseram que a maior parte das atenções esta semana está sobre o relatório de emprego, mesmo que ele saia na Sexta-Feira Santa, quando as bolsas fecham. A maioria dos investidores não está convicta de qual será o próximo movimento”, disse Patrick Kaser, gerente de portfólio da Brandywine Global. “Estamos trabalhando com um horizonte do dia a dia, dependendo das oscilações dos preços do petróleo e dos juros.”

Entre as ações de destaque na sessão de hoje as da Charter Communications avançaram 5,30% após a empresa anunciar a compra da Bright House Networks por US$ 10,4 bilhões. Já os papeis da IBM recuaram 1,33%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes