Scania inaugura nova unidade de pintura

Túnel de luz conta com 400 luminárias em LED programável (Foto: Divulgação)

A Scania, montadora de caminhões e ônibus com unidade fabril em São Bernardo, inaugurou sua nova unidade de pintura e montagem de cabinas de caminhão que exigiu investimento da ordem de R$ 96 milhões. O espaço tem 8 mil m² de área construída, emprega 100 funcionários e possibilitou à empresa ganhos de até 30% na produtividade naquela área de produção.

O novo espaço conta com um túnel de luz de LED programável, composto por 400 luminárias, desenvolvido em parceria com a Phillips. Segundo a empresa, o sistema é pioneiro na América Latina e evidencia eventuais falhas na pintura primer, por mais discretas que sejam, tais como sujeira, riscos ou amassados. Uma vantagem do sistema em relação ao antigo, é que ele permite ajustar a luminosidade conforme a percepção de cada operador. Uma vez ajustado, basta gravar no sistema e ativá-lo sempre que iniciar o turno de trabalho. As lâmpadas não esquentam como as luminárias substituídas e têm duração de 50 mil horas, contra 8 mil das tradicionais.

Newsletter RD

A modernização não se limitou ao túnel de luz. Houve também a automação de processos como a implantação de sistema de transporte de peças e de plataformas elevatórias e do processo de pintura em si. Essas medidas, segundo Per-Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America, resultam em maior ergonomia aos funcionários e expressiva economia de matéria-prima. “A nova linha de pintura usa 40% menos tinta em relação à antiga fábrica, e todo excedente é reutilizado”, diz Svedlund.

Sustentabilidade

O edifício onde está o setor de pintura foi projetado para ser sustentável. A iluminação de uso geral é acionada por meio de um sistema inteligente capaz de ajustar a intensidade de acordo com a quantidade de luz natural que entra pelas janelas. A tecnologia permite reduzir o consumo de energia elétrica em até 50%.

O prédio possui um sistema de ventilação por pressão positiva, impedindo a entrada de ar e de partículas externas que possam causar defeitos na pintura e, para evitar o desperdício de água, o prédio conta com sistema de reutilização da água da chuva, captada em dois tanques de 20m³ cada, para ser utilizada em sanitários e limpeza externa.

Um incinerador é responsável por queimar os resíduos de gases e outros subprodutos da pintura. Parte do calor gerado é reaproveitado nas estufas e a tubulação conta com sistema de limpeza por arraste que diminui desperdícios de material e contribui para a conservação dos equipamentos.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes