IBGE: indústria de transformação cai 3,8% em 2014 ante 2013

A indústria encerrou o ano de 2014 com uma queda de 1,2% na comparação com 2013. A indústria de transformação puxou o desempenho do setor para baixo, com um recuo de 3,8%, o maior desde 2009 (9,4%). Os destaques negativos na indústria de transformação foram a indústria automotiva, máquinas e equipamentos, aparelhos elétricos e produtos de metal. Boa parte desses itens afetam o investimento. Do lado positivo, ficaram a indústria farmacêutica, de perfumaria e bebidas.

A indústria extrativa mineral veio com um crescimento forte, de 8,7%, puxada pela produção de petróleo e gás e de minério de ferro. O crescimento ajudou a indústria em geral e conteve em parte a significativa queda da indústria de transformação. A indústria extrativa tem um peso de 4% na economia total, enquanto a indústria de transformação pesa 10,9%.

Newsletter RD

A indústria da construção civil teve um desempenho pífio, com uma retração de 2,6%. A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, disse que o instituto não tem dados suficientes para destrinchar essa queda, mas sinalizou que ela veio mais do lado da infraestrutura que do setor imobiliário.

“Olhando de fora a infraestrutura foi o que mais afetou negativamente a construção. A infraestrutura para a Copa do Mundo foi feita mais em 2013 que em 2014. Obviamente não foi só isso, mas foi um dos fatores”, disse Rebeca.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes