Banco Central lançará moeda comemorativa de seu cinquentenário

O Banco Central informou nesta sexta-feira, 27, que lançará, na próxima segunda feira, 30, a moeda comemorativa bimetálica, em alusão ao cinquentenário da instituição. O valor de face dela será de R$ 1 e terá diâmetro de 27 mm. A moeda terá o núcleo em aço inoxidável e anel em aço carbono revestido de bronze e o bordo em serrilhado intermitente.

A instituição informou por meio de nota que a moeda exibe, no anverso, a vista da fachada do Edifício-sede do Banco Central do Brasil em Brasília, ladeada pela inscrição “50 Anos”. No anel dourado, as legendas “Banco Central do Brasil” e “1965-2015”; no reverso permanece o padrão da moeda de R$ 1,00 da segunda família, sendo que, no núcleo prateado, uma esfera sobreposta por uma faixa de júbilo e a constelação do Cruzeiro do Sul fazem alusão à Bandeira Nacional. Haverá ainda um grafismo indígena marajoara.

Newsletter RD

“As moedas bimetálicas terão tiragem total de 50.000.000 de unidades e entrarão em circulação por intermédio da rede bancária, como as demais moedas de circulação comum que integram o meio circulante”, explicou o BC.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes