Livro retrata a história do ABC sob nova perspectiva

Obra fala sobre o ABC (Foto: Divulgação)

O livro Diário de Uma Terra Lontana – Os fait divers na história do Núcleo Colonial de São Caetano, lançado pela Fundação Pró-Memória de São Caetano, desafia o leitor a compreender que a história do ABC é muito mais rica do que aquela oficialmente conhecida. A informação é do próprio autor, José de Souza Martins, que há 60 anos pesquisa a história do município.

A obra expõe episódios característicos do final do século 19, ainda sobre o cotidiano dos colonos vindos da Itália, principalmente de Vêneto, da Lombardia e do Molise, para a atual São Caetano. O livro também comemora os 300 anos da construção da primeira capela, que deu nome ao município, quando ainda chamado Tijucussu. Hoje, no mesmo local da antiga capela, há a igreja conhecida como Matriz Velha.

Newsletter RD

As fontes utilizadas para traçar esse cenário são documentos presentes em arquivos históricos de todo País, vindos de São Paulo, Olinda, Salvador, Rio de Janeiro. Também foram utilizados registros de Portugal, da Itália, da Holanda e da Inglaterra. “Busquei informações que me levassem um dia à compreensão do todo do processo histórico da região”, diz o autor.

José de Souza Martins é um escritor e sociólogo, nascido em São Caetano. É professor titular aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Ocupou, em 1994, a Cátedra Simón Bolivar, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes