Bacalhau está 15% mais caro nos supermercados

Dezessete supermercados apontaram aumento no bacalhau (Foto: Divulgação)

O consumidor que preza pelas tradições e deseja celebrar a Semana Santa com bacalhau à mesa deve preparar o bolso. O preço médio do pescado está 15,15% mais caro em comparação com o ano passado, segundo levantamento da Craisa (Central Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). O quilo do produto, que custava em torno de R$ 26,26 em 2014, agora é encontrado por cerca de R$ 30,24.

Por conta da procura nesta época, os comerciantes reajustem os valores para obter ganho maior. No entanto, segundo o engenheiro agrônomo e coordenador da pesquisa, Fábio Vezzá, a alta do dólar é a principal razão para a elevação do preço neste ano. “O bacalhau é um produto importado”, lembra.

Newsletter RD

A pesquisa foi realizada em 17 supermercados do ABC e tem como base o tipo de bacalhau mais barato do mercado. Sendo assim, pode ocorrer variações percentuais maiores ou menores conforme o tipo escolhido pelo consumidor. “Nossa intenção é se aproximar da realidade, mas o índice não é exato porque há boa variedade do produto à venda nos estabelecimentos da região. Daí darmos enfoque ao de menor preço”, diz.

Supermercados

Os supermercados alimentam boas expectativas nas vendas de bacalhau este ano. A Coop espera vender 7% a mais do pescado em relação ao mesmo período do ano passado. A aposta é no Zarbo, o mais barato disponibilizado pela rede.Somado a outros tipos de pescados, a Coop estima que o volume total de peixes deverá chegar, neste ano, próximo a 100 toneladas.

Já o Carrefour, informa ter negociado cerca de mil toneladas de bacalhau, de 15 diferentes cortes. A empresa também aposta na venda de produtos relacionados, tanto que ampliou o sortimento de vinhos em 25%, principalmente para os rótulos de origem portuguesa.

Campanha do pescado

Começa segunda-feira (30) e se estende até dia 3 a Semana do Pescado, em Mauá. Em sete esquinas da cidade serão instaladas barracas para comercialização de tilápia, filé de merluza, corvina, pescada, porquinho, cação, sardinha e outras espécies de peixe.

Os endereços são: Jardim Feital (rua Aloísio de Azevedo com avenida Benedito Franco da Veiga), jardim Zaíra I (avenida Sebastião Antonio da Silva com avenida Presidente Castelo Branco), jardim Zaíra II (rua Guerino Boscariol com avenida Castelo Branco), vila Magini (avenida Washington Luiz – próximo à passarela), Parque das Américas (rua Havana com rua Haiti), jardim Itapark (avenida Itapark com avenida Barão de Mauá) e jardim Santista (avenida Roseli Ferreira com avenida Barão de Mauá).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes