Empresas do ABC expõem em feira de brinquedos

Diretor da 4Kids, George estreia na Abrin com o Morphun (Foto: Évora Meira)

Empresas do ABC vão apresentar suas novidades na 32ª Feira Brasileira de Brinquedos, conhecida como Abrin, que será realizada de 7 a 10 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Ludens Spirit, de Santo André, Líder Brinquedos, de Mauá, e 4Kids Educacional, de São Bernardo, enxergam o evento como oportunidade para aumentar faturamento, fortalecer relacionamento e alinhar estratégias com a rede de varejo.

A gerente de marketing da Líder, Ana Maria Liberado de Souza, explica que o melhor período para venda de brinquedos é o segundo semestre por causa do Dia das Crianças e do Natal. Porém, as estratégias são discutidas na primeira metade do ano. “É onde a gente sabe dos lançamentos, se o preço está ajustado. também fecha alguns contratos de fornecimento”, explica.

Newsletter RD

Durante a Abrin, a Líder lançará 40 produtos, como as linhas licenciadas Frozen, cujo filme estreou nos cinemas nesta quinta-feira (26), Vingadores – Era de Ultron, com estreia do longa-metragem previsto para 23 de abril, e Turma da Mônica (bonecas de vinil, bolas e mesas de atividades). A empresa também fabrica uma linha própria, formada por caminhões, casas de boneca, entre outros brinquedos.

“Seguimos na contramão do mercado. Nosso lema é Crise, tô fora. Acredite, você faz a diferença”, diz a gerente de Marketing para explicar a razão de a companhia lançar dezenas de itens apesar de a economia passar por um momento ruim. A expectativa de empresa é crescer em torno de 10% este ano.

Fundada há 10 anos pelo francês Eric Deshoulieres, a andreense Ludens Spirit fabrica jogos, quebra-cabeças e elementos para completar ou criar algum jogo específico. A empresa desenvolve seus próprios produtos, mas também trabalha com linhas licenciadas e brinquedos cuja produção já é de domínio público. “Temos cerca de 200 referências em jogos acabados e outras 200 em componentes avulsos”, conta Deshoulieres.

Na feira, a Ludens vai lançar um quebra-cabeça de dinossauros, elementos avulsos de RPG e alguns jogos pedagógicos. Diferente da fabricante mauaense, cujo forte é o varejo, a empresa de Santo André vende principalmente para o setor de educação e para consultórios de psicologia.

Estreante

O diretor da 4Kids Educacional, George Dawel, conta que é a primeira vez que a empresa participa da Abrin. O objetivo é fazer bons contatos para ampliar o mercado e expor produtos. A novidade se chama Morphun, linha criada na Inglaterra que incluiu blocos de construção com foco educacional e outros conjuntos de letras e números. “Posso dizer que esse brinquedo é a próxima geração do Lego. Temos a exclusividade de comercialização no País. Hoje atendemos diretamente as escolas, mas queremos expandir nossa distribuição no Brasil inteiro”, comenta Dawel.

A venda da linha Morphun começou recentemente, de forma tímida, segundo o executivo. A participação na feira é uma estratégia para a empresa atingir metas de expansão. “Embora a comercialização seja recente, a receptividade tem sido boa e pretendemos fortalecer esse segmento durante o ano”, diz. Além de brinquedos, a 4Kids comercializa livros paradidáticos.

A feira é organizada pela Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) e reúne 180 expositores, com cerca de 1,3 mil lançamentos entre brinquedos e produtos pedagógicos, puericultura leve e pesada, jogos eletrônicos, colecionáveis, fantasias, entre outros.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes