Mauá inaugura Centro de qualificação profissional

O Centro de Formação Qualifica Mauá foi instalado no antigo prédio do Shopping Green Plaza (Foto: Divulgação)

O Programa de Formação Qualifica Mauá ganhará, nesta sexta, 27, o seu primeiro Centro de Formação, um espaço físico direcionado, especificamente, para abrigar alguns dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa. Com o novo estabelecimento, 480 novas vagas serão acrescidas às 3,8 mil vagas dos cursos.

O Centro de Formação Qualifica Mauá foi instalado no antigo prédio do Shopping Green Plaza, na Rua Rio Branco. O edifício foi alocado pela Prefeitura e fica numa região próxima das estações rodoviária e ferroviária do município. “O espaço conta com 1.250 m², que inclui quatro salas de aula, uma oficina de costura, um laboratório de informática, um laboratório para cursos de beleza e estética, loja da Economia Solidária, auditório para 65 pessoas e o posto do Acessa SP Mauá, que já está em funcionamento”, afirma Marcelo Lucas Pereira, Secretário de Emprego, Trabalho e Renda da cidade.

Newsletter RD

O Programa Qualifica Mauá, criado em 2009, visa potencializar a “formação intelectual, técnica e cultural dos trabalhadores para elevar a inclusão social e promover a permanência no mercado de trabalho”, diz Pereira. O programa permite articulações com outras secretarias e serviços, com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico de Emprego), as instituições do Sistema S (Senai, Senac, Sest/Senat) e com o Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo (IFSP). Segundo o secretário, 65% dos formados ingressam no mercado de trabalho.

“Após a conclusão do curso, o aluno recebe atendimento do Centro Público de Trabalho e Renda, que encaminha o novo profissional às oportunidades de emprego disponíveis no sistema MTE Mais Emprego (maisemprego.mte.gov.br)”, esclarece Pereira. “Caso não haja oportunidades disponíveis e adequadas ao perfil do trabalhador, os alunos são convidados a conhecer a atuação da Economia Solidária, que trata de um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver.”

Os cursos

De acordo com Marcelo Lucas Pereira, desde 2013, o Qualifica Mauá já ofertou 86 cursos profissionalizantes e dois cursos técnicos em parceria. A carga horária total varia entre 800 e 1.200 horas e os cursos mais procurados são de auxiliar administrativo, logística, eletricista, inspetor de qualidade, soldador, vigia e porteiro e pedreiro assentador e revestidor”.

Semanalmente, a Prefeitura de Mauá utiliza suas redes sociais (facebook.com/prefeitura.maua e twitter.com/PrefeituraMaua) para indicar quais cursos estão com inscrições abertas e qual o número de vagas. Qualquer morador pode participar, mas a assessoria informa que a prioridade são os cidadãos em condição de desemprego, participantes de projetos de Economia Solidária, inscritos no Sistema Nacional de Emprego (Sine) por meio do portal MTE Mais Emprego, e pessoas que estejam em condições subnormais de sobrevivência, como os que têm experiência em trabalho escravo ou análogo e famílias de egressos de trabalho infantil.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes