Governo trabalha para renovar acordo automotivo com Argentina, diz ministro

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, afirmou nesta quinta-feira, 26, após reunião com presidentes de montadoras, que o governo está trabalhando para renovar o acordo comercial automotivo com a Argentina, que vence em 30 de junho. Segundo ele, “naturalmente” alguns ajustes necessários terão de ser feitos, mas o governo não vislumbra dificuldades maiores para a renovação.

“As negociações caminham bem. Neste momento estamos construindo a posição brasileira”, afirmou em entrevista à imprensa após a reunião. O acordo começou a valer em 1º de julho do ano passado e estabelece o sistema flex de comércio. Pelo tratado, as montadoras brasileiras poderão vender, com isenção de impostos, no máximo US$ 1,5 para cada US$ 1 importado de montadoras do país vizinho.

Newsletter RD

Exportações

O ministro afirmou ainda que o setor automotivo considera que as exportações serão um canal importante para manter o nível de atividade em 2015 e nos próximos anos.

Monteiro lembrou que a indústria automotiva brasileira, que já exportou quase 30% da sua produção, vende para fora praticamente um terço desse porcentual. No ano passado, as montadoras instaladas no Brasil exportaram 10,6% do total de autoveículos produzidos no País.

“Na medida do câmbio e em que podemos trabalhar alguns instrumentos do financiamento, tenho certeza que setor poderá ampliar muito as exportações na perspectiva dos próximos anos”, afirmou. Ele destacou que o Plano Nacional de Exportações, que o governo está elaborando, dará contribuição importante para que o Brasil aumente as vendas para fora.

Questionado se o programa já será lançado neste ano, Monteiro afirmou que algumas empresas brasileiras já estão colocando no radar o canal de exportação do plano, mas disse não ser possível prever data. “Tem um processo. Isso não se dá de um dia para o outro”, ponderou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes