Dobram casos de estupro em Santo André e Diadema

Divulgação dos índices aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 25 (Foto: Rafael Iglesias / SSP-SP)

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (25) os dados estatísticos relativos à violência nas cidades paulistas entre janeiro e fevereiro deste ano. O destaque, no ABC, vai para o aumento no número de estupros em Santo André e Diadema, que dobraram de um mês para o outro.

No mês de janeiro, Diadema registrou quatro casos de violência sexual. Já em fevereiro, o número saltou para oito. Santo André, por sua vez, teve cinco casos de estupro no início do ano, mas no mês seguinte registrou dez ocorrências.

Newsletter RD

Mauá apresentou um caso a mais de estupro em comparação com o mês anterior. Em fevereiro houve oito registros contra sete em janeiro, o que equivale a um aumento de 14%. Em São Caetano houve duas ocorrências em cada mês e, nas demais cidades esse tipo de crime apresentou leve queda: em São Bernardo caiu de sete para cinco casos, em Ribeirão Pires de dois para um e em Rio Grande da Serra de três para dois.

Outros crimes

São Bernardo registrou aumento significativo no número de homicídios dolosos e vítimas de homicídios dolosos. Em janeiro, os dois tipos de ocorrências apresentaram apenas um caso. No mês de fevereiro, porém, os números aumentaram, igualmente, para nove, configurando aumento em 800%.

Além da elevação no número de estupros, Santo André registrou 5% de aumento na quantidade de roubos. Em janeiro foram 708 enquanto em fevereiro foram 724. A boa notícia para o município é que os casos de furtos (não inclui veículos) caíram 25%, de 626 para 468. Já em Diadema, as ocorrências de roubos caíram mais de 36%. Em janeiro, a Secretaria registrou 268 casos no município. No mês seguinte, 171.

São Caetano destacou-se, negativamente, ao apresentar aumento de 22% nos números de furtos de veículos, apesar de diminuir os números de todas as outras naturezas de ocorrências. O número de roubos, por exemplo, teve redução de 15% entre janeiro e fevereiro no município.

Em São Bernardo e Mauá a redução das ocorrências de furtos de veículos apresentaram queda acentuada de 22% e 23%, respectivamente.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes