EUA dão início a ataques aéreos em Tikrit, diz alto funcionário norte-americano

A pedido de Cabul, os Estados Unidos começaram a bombardear a cidade de Tikrit nesta quarta-feira, em apoio à ofensiva terrestre do Iraque contra os terroristas do Estado Islâmico, disse uma autoridade sênior norte-americana.

Os ataques aéreos estão “em curso”, disse o funcionário, sem fornecer mais detalhes. O funcionário falou sob condição de anonimato porque os ataques ainda não haviam sido oficialmente anunciados.

Newsletter RD

Um repórter da Associated Press em Tikrit informou que era possível ver aviões descarregando bombas, seguindo-se várias explosões.

O Iraque deu início à ofensiva terrestre em Tikrit no início de março e, até então, não havia solicitado ajuda norte-americana. Apesar disso, o Irã deu apoio à ofensiva por terra contra o EI.

Em um discurso à nação nesta quarta-feira, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, previu sucesso da ofensiva em Tikrit, mas não confirmou se os EUA estão fornecendo ataques aéreos.

“Nós começamos a fase final em Tikrit”, disse o premiê.

Al-Abadi elogiou todos os grupos envolvidos na batalha contra o grupo Estado Islâmico, incluindo as chamadas Forças de Mobilização Popular, um grupo de milícias apoiado por iranianos. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes