Cataratas do Iguaçu reúnem beleza deslumbrante

Cachoeiras têm entre 30 e 150 metros, com vistas espetaculares (Foto: Fotos Públicas)

A data 22 de março é o Dia Mundial da Água e este ano o assunto, obrigatoriamente, pede máxima atenção e reflexão de toda sociedade em razão da crescente escassez do recurso. Portanto, quem pretende viajar nos próximos feriados a dica do RD é visitar as Cataratas do Iguaçu, no Paraná. Conjunto de 275 quedas d´água do rio Iguaçu, dentro do Parque Nacional, o local é considerado uma das sete maravilhas do mundo, segundo a Fundação New 7 Wonders.

O maior conjunto de queda d´água do mundo fica localizado entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná (20% do território), e o Parque Nacional Iguazú, em Misiones, na Argentina (80%), na fronteira entre os dois países. Muitas das cachoeiras têm entre 30 e 150 metros, que oferecem vistas espetaculares para o visitante.

Newsletter RD

O parque possui estrutura qualificada para receber o turista, com centro de visitantes, estacionamento, hotel, restaurante, ônibus internos, passeios adicionais, lojas de lembranças, praça de alimentação e trilha de caminhada para acesso às quedas.

O número de atrativos para quem visita o local vai desde passeios de lancha aos pés das cataratas, trilhas pelo parque nacional e sobrevoo panorâmico, até um luau em noite de lua cheia, que possibilita as pessoas viverem uma experiência ímpar de contemplação das Cataratas do Iguaçu. Outra atração é um restaurante com vista para o rio Iguaçu.

O Parque do Iguaçu é um exemplo do grande potencial de natureza que o Brasil possui e uma das unidades de conservação nacional que hoje estão melhor estruturadas para receber e encantar turistas, e proporcionar emprego e renda aos moradores da região.

Trilhas

Além de contemplar as cataratas, o visitante pode aproveitar as trilhas realizadas no parque, sempre acompanhadas por guias bilíngües, que apresentam a rica biodiversidade da região. Durante o passeio no rio, há opção de mergulho com snorkel, para apreciação da vida subaquática. Após aproveitar a trilha, o turista tem à disposição um restaurante, que oferece pratos típicos de Foz do Iguaçu, como o dourado assado.

Outra opção é o sobrevoo nas cataratas, um passeio de 10 minutos, que permite apreciar a vista de todo o parque, ou um passeio de 35 minutos, que inclui o voo pelo Marco das Três Fronteiras e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, distante cerca de 38 km. No local, os turistas passam pelo interior da barragem, onde conhecem todo o processo de captação da água, a passagem pelas turbinas e o retorno das águas ao rio Paraná. No mirante central da usina, é possível apreciar uma vista panorâmica do vertedouro e da barragem de Itaipu.

Quem gosta de história pode visitar o recém inaugurado, Espaço Memória das Cataratas, localizado no Centro de Visitantes. O local guarda um acervo de 1,5 mil fotografias digitalizadas, todas devidamente legendadas e contextualizadas, entre outros aspectos históricos. A instalação é aberta todos os dias.

Para quem não quiser ir de carro ou ônibus existem dois aeroportos internacionais perto das Cataratas do Iguaçu, um deles o brasileiro o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU). (Com informações de Pedro Fideles)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes