Argentina investiga colisão de helicópteros que matou atletas franceses

Investigadores inspecionaram hoje o local da queda dos dois helicópteros que colidiram no ar na Argentina na segunda-feira, recolhendo telefones, pedaços de papel e outros itens carbonizados dos dez tripulantes das aeronaves.

O acidente, que aconteceu perto do vilarejo de Villa Castelli, no noroeste da Argentina, teve entre as vítimas os medalhistas olímpicas Camille Muffat, nadadora, e Alexis Vastine, boxeador, além da velejadora Florence Arthaud. Os três participavam de um reality show que era gravado na região.

Newsletter RD

O dia foi marcado por manifestações de condolências na França, onde o presidente François Hollande disse sentir “imensa tristeza” pelo acontecimento. O Comitê Olímpico Internacional anunciou que irá hastear sua bandeira a meio-mastro por três dias.

De acordo com o diretor de aviação do estado de La Rioja, Daniel Gorkich, ambos os pilotos eram super bem treinados. Gorkich acredita que o sol da tarde e os fortes ventos podem ter alguma relação com o acidente.

“O sol estava se pondo nos Andes, de frente para os pilotos. E esta área também sofre com vendavais”, disse o oficial.

As duas aeronaves fabricadas pela Eurocopter caíram a cerca de 15 metros de distância uma da outra, depois de colidirem no ar. Um vídeo divulgado na internet mostra o momento em que as pás da hélice do primeiro helicóptero tocaram o segundo, fazendo com que os dois helicópteros perdessem o controle. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes