Câmara de Santo André cancela sessão e prepara homenagem

Por causa da morte do vereador Cosmo do Gás (PDT), a Câmara de Santo André não terá sessão nesta terça-feira (10). Os trabalhos serão retomados na quinta-feira (12), quando os parlamentares vão fazer uma sessão de homenagem ao colega assassinado. Também está prevista para quinta-feira a posse do suplente que assumirá o lugar de Cosmo, Carlos Ferreira (PDT), que já foi vereador por quatro mandatos.

Regra
A posse de Ferreira no lugar de Cosmo do Gás pode parecer precoce, mas tem explicação: o regimento interno da Casa exige que o suplente assuma a vaga para que as sessões ordinárias sejam retomadas.

Newsletter RD

Posicionamento
Carlos Ferreira entra no Legislativo sem acenar de forma clara se vai apoiar o governo ou integrará a bancada oposicionista. Nos bastidores, integrantes do G-12 não têm dúvidas de que o suplente vai integrar a base do prefeito Grana.

Caixão
O corpo de Cosmo do Gás chegou à Câmara de Santo André às 13h15. O caixão foi carregado (foto acima) por seis pessoas: um funcionário da Casa e cinco delas vereadores do G-12, Donizeti Pereira (PV), Bahia (DEM), Toninho de Jesus (SDD), Luiz Zacarias (PTB) e Marcos Pinchiari (Pros).

Luto
O prefeito Carlos Grana (PT), que decretou luto oficial de três dias, lamentou a morte do parlamentar pelas redes sociais. “Foi com muito pesar que hoje assinei a nota oficial de luto de três dias em respeito à morte do vereador Cosmo do Gás. Mesmo com opiniões diferentes, sempre respeitei o parlamentar, por quem eu tinha grande apreço. Meus mais sinceros sentimentos aos filhos e à esposa.”

Presentes
A trágica morte de Cosmo do Gás trouxe ao velório do parlamentar não somente lideranças políticas de Santo André, mas de outras cidades do ABC. O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), o presidente da Câmara de São Bernardo, José Luis Ferrarezi, o secretário de Governo de São Caetano, Nilson Bonome (PMDB) e o presidente da Câmara de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), foram alguns dos nomes presentes.

Brutal
O presidente da Câmara de Santo André ficou sabendo do assassinato de Cosmo do Gás por volta das 6h. “A maneira como ele foi morto foi uma coisa trágica. A gente fica estarrecido. Muito triste”, afirma Ronaldo de Castro (PRB).

Simplicidade
Os vereadores de Santo André foram unânimes em apontar a simplicidade como uma das marcas de Cosmo do Gás. “Dentro da Câmara nós temos 20 vereadores, cada um com seu perfil. Sem discriminar nenhum deles, acho que o Cosmo era do ponto de vista político um dos mais puros. Não tinha grandes malícias da política ou grandes articulações, ele falava o que estava no coração”, avalia Almir Cicote (PSB).

Cid Gomes
O ministro da Educação cancelou a visita que faria ao ABC nesta segunda-feira. Cid Gomes participaria de encontro com os prefeitos no Consórcio Intermunicipal.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes