Marinho diz que não houve corte de merenda em São Bernardo

Em entrevista exclusiva ao RD, o petista defendeu a polêmica medida que virou o principal tema discutido na cidade nas últimas semanas e rebateu as críticas.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), falou nesta quarta-feira (25) pela primeira vez a respeito da redução das merendas nas escolas municipais. Em entrevista exclusiva ao RD (ouça ou áudio acima), o petista defendeu a polêmica medida que virou o principal tema discutido na cidade nas últimas semanas e rebateu as críticas.

“Não tem redução e nem corte de merenda. Tem um processo que existe desde 2009, de implantação de melhores costumes alimentares. Eliminamos 50 toneladas de açúcar por ano, nessa mudança que estamos implantando. Nesse momento demos mais um passo nesse processo”, justifica o prefeito. “Estamos conversando com os pais das escolas. Não há essa crise que a imprensa mostra, que a oposição grita e minha bancada acabou entrando no grito”, afirma o petista.

Newsletter RD

Marinho nega que a Prefeitura tenha recuado na decisão de reduzir a merenda em escolas do Pós-Balsa. “Não houve recuo. Estamos olhando a realidade da escola, do perfil dos alunos, a situação alimentar de cada um, procurando envolver a família. Tem mãe que às vezes envia o lanchinho de casa e falamos para não mandar, porque a criança já pode estar obesa”.

Vereadores
Marinho fez críticas à postura da base governista, que teria em alguns momentos exagerado na dose das críticas sobre a redução das merendas – o vereador Tião Mateus (PT) chegou a pedir a exoneração da secretária de Educação, Cleuza Repulho.

No entanto, o prefeito de São Bernardo também reconhece que errou ao não dialogar com os vereadores governistas a respeito da medida. Os parlamentares foram pegos de surpresa com a atitude da Prefeitura e se uniram à oposição para convocar a secretária para comparecer à Câmara.

“Houve uma falha importante da gestão não ter informado de forma antecipada a Câmara de Vereadores. Mas a partir desta falha teve outra falha que foi endossar o discurso de que houve corte na merenda. Os vereadores podem escolher a escola que quiser para visitar para ver se está faltando merenda”, afirma.

O prefeito colocou em dúvida a presença da secretária de Educação na Câmara. “Não sei [se ela estará presente]. Se eles querem ação espetaculosa, não terão a Cleuza na Câmara. Se quiserem esclarecimentos, ela vai”. Apesar da fala do prefeito, a secretária é obrigada a ir ao Legislativo, porque foi convocada pela Casa.

Entenda
A prefeitura de São Bernardo decidiu reduzir a merenda entregue para alunos de 104 das 217 escolas municipais. Alunos do período matutino deixaram de receber café da manhã e os estudantes do período vespertino perderam o direito ao almoço. De acordo com a administração, a redução foi adotada com o objetivo de reduzir desperdícios e combater obesidade.

O Ministério Público está acompanhando o caso e pediu para a Prefeitura reavaliar a redução nas escolas onde for detectado “impacto negativo” da medida. A Câmara de São Bernardo aguarda a presença da secretária Cleuza Repulho para dar explicações sobre o caso.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes