Abear: índice de pontualidade das aéreas alcançou 94,6% no carnaval

As companhias aéreas nacionais registraram um índice de pontualidade médio de 94,6% no Carnaval deste ano, um recorde para o setor, acima dos cerca de 94% do Carnaval de 2014, dos 91,3% do período de festas de fim de ano, ou dos 92% alcançados na Copa do Mundo, informou nesta quarta-feira, 25, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). “E isso considerando que num dos dias do carnaval tivemos um movimento de passageiros maior que o melhor dia da Copa”, disse Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voo da entidade.

De acordo com ele, isso é resultado do trabalho conjunto realizado pelas companhias aéreas, com o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) e a Infraero.

Newsletter RD

“O conjunto de agentes – públicos, privados, civis e militares – que atua na aviação está mais coordenado”, acrescentou o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz. Ele comentou que com o encerramento da alta temporada, o cenário econômico atual reserva “um desafio” para a manutenção dos fortes níveis de atividade obtidos entre o final de 2014 e início de 2015.

“Em 2014, as empresas foram muito ajuizadas em relação à oferta para ter níveis melhores e continuar disputando rentabilidade, e creio que as atitudes que todas que as companhias vão tomar (ao longo deste ano) levarão em conta a manutenção da qualidade da operação”, comentou, ao ser questionado também sobre eventual impacto na pontualidade das crescentes taxas de ocupação das aeronaves e das possíveis alterações nas frotas da companhia, hoje em estudo.

Para fevereiro, Sanovicz sinalizou que o desempenho se apresenta bastante parecido com o observado em janeiro, com um maior peso das viagens a lazer no mix de viagens. “O tom mais corporativo de mercado vai ocorrer a partir de março”, acrescentou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes