Negociações para acordo automotivo Brasil-México continuarão na semana que vem

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou na tarde desta sexta-feira, 20, que as negociações entre Brasil e México para a renovação do acordo automotivo bilateral, iniciadas hoje, não foram concluídas e um novo encontro deve ocorrer no dia 27 de fevereiro, na Cidade do México.

Em nota à imprensa, o ministério informa que as negociações avançaram, mas não dá detalhes dos termos do novo acordo. “Os governos brasileiro e mexicano reiteram seu interesse na pronta conclusão dessas negociações de forma a fortalecer as relações bilaterais entre as duas maiores economias da América Latina”, diz a nota.

Newsletter RD

O regime automotivo em vigor vence no dia 18 de março e, se não for renovado, entraria em vigor o livre comércio de automóveis entre os dois países a partir de 19 de março. O governo mexicano tem defendido a entrada em vigor do livre comércio, mas o Brasil insiste na manutenção do sistema de cotas que limita o comércio bilateral sem o pagamento do imposto de importação.

Estiveram na reunião desta sexta-feira, pelo lado brasileiro, representantes do MDIC, dos ministérios da Fazenda e das Relações Exteriores e, pelo lado mexicano, autoridades da secretaria de Economia e da Embaixada do México no Brasil.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes