Lírios de Ouro é bi-campeã do Carnaval de Santo André

Escola também faturou o campeonato no ano passado

Depois de uma bela apresentação na avenida, a expectativa do público se confirmou e a escola de samba Lírios de Ouro sagrou-se bi-campeão do Grupo A do Carnaval 2015 na cidade. O resultado foi divulgado no final da tarde após a apuração realizada no Ginásio Pedro Dell´Antonia.

No mesmo grupo, a Palmares foi a vice-campeã e a Tradição de Ouro a 3ª classificada. Já no Grupo B a vitoriosa foi a Leões do Vale, seguida pela vice-campeã, Beleza Pura e a Império, 3ª colocada.

Newsletter RD

O presidente da escola campeão do Grupo A, Emerson Cecatto, exaltou a participação da comunidade da escola na obtenção da vitória. “A gente já esperava o resultado, que é fruto de muito trabalho e dedicação de cada integrante da escola”, afirmou. O enredo da escola foi Eu Sou da Lírios, Não Posso Negar.

No Grupo B o tema da escola vencedora, a Leões do Vale, foi Venha Para o Mundo das Ilusões e Fantasias, que também fez bonito na avenida. Para Antonio Claudio dos Reis, presidente o tema da escola, que tratava de brincadeiras de crianças ajudou a levantar o público nas arquibancadas. “Mas o fundamental foi o apoio da nossa comunidade que nos ajudou na obtenção do resultado”, comentou.

Apuração
A apuração do desfile das escolas de samba de Santo André levou em conta as alegorias, a comissão de frente, o tema-enredo, a fantasia, o mestre-sala e porta-bandeira, a letra e a melodia do samba, a harmonia, a evolução e a bateria. A escola Centreville perdeu cinco pontos por não contar com o número determinado de baianas no desfile. Ao final, a escola São Jorge, última colocada no Grupo A, foi rebaixada para o Grupo B. Já a vencedora do Grupo B, Leões do Vale, em 2016 desfilará no grupo da elite do Carnaval andreense. O resultado final foi o seguinte:

Grupo A
1º – Lírios de Ouro (179,5)
2º – Palmares (177,75)
3º – Tradição de Ouro ((177,5)
4º – Seci (177)
5º – Pantera (174)
6º – Ocara Clube (174)
7º – São Jorge (173,5)

Grupo B
1º – Leões do Vale (175)
2º – Beleza Pura (174)
3º – Império (173)
4º – Vila Alice (170,5)
5º – Centreville (170,25)
6º – Asa Branca (168,25)

Avaliação
Após a divulgação dos resultados, o secretário de Cultura e Turismo de Santo André, Tiago Nogueira, celebrou o sucesso do Carnaval da cidade neste ano. Para Tiago a parceria coma UESA tem de continuar e se fortalecer. “O Carnaval é uma festa popular, além dos desfiles das escolas de samba tivemos o Carnaval da Memória em Paranapiacaba com a Vila totalmente ocupada, os blocos de rua aqui no Centro”, afirmou. Segundo o secretário, no próximo período a secretaria realizará a avaliação da festa deste ano e pensar a do ano que vem, além de alguns eventos fora de época para a cidade. “Vamos apostar nas escolas de samba e nos blocos de rua como pólos de cultura”, finalizou.

Para o presidente da UESA (União das Escolas de Samba de Santo André), João Turíbio o Carnaval 2015 foi um dos melhores dos últimos anos. “Mesmo com a chuva a população compareceu para fazer um grande espetáculo”, destacou. Para o próximo ano o presidente conta com a continuação do apoio prefeitura e a tendência é melhorar ainda mais a festa.

Paranapiacaba
Assim como no Centro da cidade a festa na Vila de Paranapiacaba foi um sucesso e contou com um público aproximado de 20 mil pessoas nos quatro dias. Nem mesmo a chuva e a neblina atrapalharam os desfiles dos blocos de rua ou os bailes no Clube União Lyra-Serrano. “Conseguimos consolidar o Carnaval na Vila como uma festa para todos os públicos, com famílias, crianças, jovens”, avaliou o secretário de Paranapiacaba Ricardo Di Giorgio.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes