Forte chuva marca segundo dia de desfiles na Portugal

Entusiasmo continuou mesmo com alegorias e fantasias molhadas (Foto: Roberto Mourão)

O início do desfile das seis escolas do Grupo 1 do Carnaval 2015, em Mauá, sofreu atraso em virtude da forte chuva que caiu na noite do domingo. Mesmo assim, a primeira escola a entrar na avenida Portugal, a Tradição da Unidos Imperial, apresentou um grande espetáculo com os integrantes demonstrando mais entusiasmo mesmo com as fantasias e alegorias molhadas. A puxadora do samba Ieda Maria Rodrigues admitiu: “Vamos entrar com chuva, mas vamos com garra; o samba é curtinho e gostoso, vai pegar.” O samba-enredo “Amor e Ódio: A Essência da Vida” realmente agradou o público, que vibrou com a intensidade da bateria e dos puxadores.

Nicolly Alves, de 11 anos, estava se preparando para entrar na passarela pela primeira vez na vida, mas ela vem de uma tradição carnavalesca: o falecido avô Ulisses Garcia Alves foi presidente da Acadêmicos do São João e a mãe, Débora Alves, voltou a desfilar, conduzindo a Harmonia, depois de 18 anos, para acompanhar a estreia da filha. Nicolly, que também é integrante da Banda Lyra de Mauá, foi destaque do Ala da Tecnologia sambando e fazendo evoluções com o bastão. O enredo da escola, ´Do grito à fala, a hora e a vez da comunicação, a São João em festa, é Carnaval`, abordou as formas de se expressar desde a pré-história, com o homem das cavernas, até à modernidade, com a internet. “Isso também é uma homenagem ao meu pai”, disse Débora.

Newsletter RD

“Estou gostando bastante e se continuar organizado assim vou voltar nas outras vezes”, afirmou Ana Lúcia Costa, moradora do Parque São Rafael, que torcia pela Unidos do Silvia Maria, a terceira escola a desfilar, com o tema ´As quatro estações do ano`. Na passarela, Ana admirava a mãe, a filha e o sobrinho. “Além do mais, a festa é gratuita, é a festa do povo”, considerou.

A Ordem e Progresso trouxe a personagem da presidenta Dilma Rousseff representando ´Mulheres Guerreiras, Rainhas Negras, um elo de heranças ancestrais`. Vanderli Carvalho Monteiro integrou a Ala das Mulheres Guerreiras e reafirmou o enredo. “As mulheres são fortes. Valeu a pena enfrentar a chuva e eu faria tudo de novo, por isso somos guerreiras”, concluiu.

A penúltima agremiação a entrar foi a União da Vila, com ´Adágios da Sabedoria Popular`. Na bateria, o jovem de 18 anos, Hugo Leonardo, que estava enfrentando o desfile pela quarta escola. No sábado ele saiu pela Dragões do Nova Mauá e Flor do Morro. No desfile do domingo, Hugo saiu pela São João, União e ainda sairia pela Nova Era. O amor pelo samba ele herdou do pai e desde 2006 participa de Carnaval. O jovem toca repenique, 3ª caixa e tamborim. Em 2015, ele pretende fazer o curso de Ferramentaria e se preparar para entrar numa universidade.

A Nova Era encerrou o Carnaval 2015 com o enredo ´Carnaval: uma doce ilusão`, e o público do entorno no desfile foi acompanhando a evolução da escola pela passarela até a dispersão, como se não quisesse que o espetáculo se encerrasse.
Nesta segunda-feira (16), a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e a União das Escolas de Samba de Mauá realizam a apuração dos votos dos julgadores. A festa será no Grêmio Mauaense, no Parque São Vicente, às 14h.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes