Carnaval atrai 20 mil pessoas em Mauá

Prefeito de Mauá, durante desfile de escolas na primeira noite

Mais de 20 mil pessoas assistiram a primeira noite de desfiles das escolas de samba de Mauá, no sábado (14). As arquibancadas foram montadas na avenida Portugal. As cinco escolas do Grupo 2 apresentaram um desfile organizado.

“Queremos pensar no Carnaval o ano inteiro porque ele representa a cultura brasileira e vamos montar uma logística para a produção e tornar o Carnaval de Mauá uma referência regional”, afirmou o prefeito Donisete Braga (PT).

Newsletter RD

O secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Waldir Luiz, foi o locutor do desfile a animou público e passistas. “Queremos que o desfile seja um atrativo para que empresas possam investir no Carnaval do ano que vem. Para isso, vamos fazer um trabalho ao longo do ano com cursos, musicalização e projetos sociais. A ideia é profissionalizar o carnaval e os próprios integrantes das escolas produzirem as alegorias e fantasias”, explicou.

A primeira escola a desfilar foi a Camisa Azul e Branco, que trouxe como enredo “O Beijo”. “Eu quero um beijo de amor/pra acelerar meu coração eu quero um beijo de respeito/nas cores do meu pavilhão…”, dizia um trecho do samba-enredo. A destaque Afrodite, interpretado pela modelo Natália Paes, em uma fantasia no tom azul da escola, desfilou pela segunda vez. “Vai ser bem legal e as escolas estão felizes porque o Carnaval está voltando”, disse. Kátia Pedreira também estava ansiosa para entrar na avenida, “ainda bem que choveu à tarde para não atrapalhar as apresentações.”

A segunda escola, a Dragões do Nova Mauá, conquistou o público com o tema do respeito à diversidade, à terceira idade, raça e diferenças sociais. O enredo O amor supera qualquer diferença teve a participação de muitos representantes do grupo GLBTT, que desfilaram com muita alegria e descontração com uma alegoria bastante elaborada. “Muito, muito bom”, elogiou Helen Tibério, moradora da Vila Vitória. “Fazia tempo que eu não assistia a um desfile e foi melhor que eu esperava. Matou a pau”.

A família de José Ademar e Maria de Lourdes Souza, com as filhas Laura Beatriz e Júlia Gabriela, chegou cedo para reservar um bom lugar e torcer pela escola do coração, o Grêmio Jardim Anchieta, que explorou o tema O Circo. Muitas crianças brincaram na avenida. A Comissão de Frente foi um show à parte, com exibições de balé e ginástica. “Eu acho gostoso o carnaval. Moramos no Jardim Camilia, temos que torcer pela escola da nossa região”, disse Loudes.
Parintins, Lendas e Magias foi o tema da Flor do Morro, uma escola com pouco mais de 200 componentes, que agitou a galera das arquibancadas.

A última escola a desfilar já na madrugada do domingo foi a Imperatriz Mauaense, com grandes carros alegóricos, em que, no último estava uma estátua de Adoniran Barbosa, tema do samba enredo. Matheus Daniel Cordeiro, de 17 anos, integrou a Comissão de Frente com muito gingado. Ele desfilou pela sexta vez na vida, inclusive em escolas da Capital. “Estou nervoso”, definiu, “a estrutura é diferente, mas, a emoção é a mesma”, considerou.

Na noite do domingo (15), desfilam seis escolas: Tradição da Unidos Imperial, São João, Unidos do Silvia Maria, Ordem e Progresso, União da Vila e Nova Era.. A apuração será na segunda-feira (16), às 14h, no Grêmio Mauaense.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes