Sem Chiquinho e Manoel, Câmara de Mauá terá dois novos vereadores

Chiquinho do Zaíra (PTdoB) foi anunciado oficialmente nesta segunda-feira (9) como novo secretário de Planejamento Urbano.

Dois novos vereadores vão passar a fazer parte da Câmara de Mauá nos próximos dias. A quantidade de parlamentares da Casa continua sendo 23, mas dois integrantes estão de saída do Legislativo e serão substituídos.

A primeira troca ocorre nesta terça-feira (10). Wanessa Bonfim (PMDB) assume o lugar de Manoel Lopes (DEM), que não conseguiu reverter a cassação do mandato e deixará a Câmara. Na última sexta-feira (6) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) derrubou a liminar que garantia a presença do democrata na Casa.

Newsletter RD

De acordo com o presidente da Câmara de Mauá, Wanessa tomará posse antes do início da sessão ordinária desta terça.

“Estou cumprindo uma determinação da Justiça e acompanhando o nosso jurídico. Quando saiu o resultado do Manoel ele entrou com liminares para tentar reverter mas elas foram indeferidas na sexta-feira à noite”, afirma Marcelo Oliveira (PT). “Ela [Wanessa] tem o direito de assumir. Como não posso começar a sessão com 22 vereadores, vamos empossá-la”.

Wanessa chegou a assumir o lugar de Manoel Lopes em outubro do ano passado, quando o parlamentar foi cassado pelo TRE. Mas na época o vereador conseguiu voltar ao cargo através de uma liminar, derrubada na última sexta-feira.

O parlamentar é acusado de abuso de poder econômico nas últimas eleições municipais. O Tribunal considerou ilegal a distribuição de panfletos que pediam voto para o vereador em um escola estadual cuja diretora é cunhada de Manoel Lopes.

Chiquinho sai, Kuka entra
Na semana que vem ocorrerá nova troca de cadeira na Câmara de Mauá. O vereador Rogério de Paula Costa, o Kuka (PTdoB), assume o lugar de Chiquinho do Zaíra (PTdoB), anunciado oficialmente nesta segunda-feira (9) como novo secretário de Planejamento Urbano.

Nesta terça-feira Chiquinho participa da última sessão antes de assumir a secretaria. O ingresso do PTdoB no governo consolida mais um passo do prefeito Donisete Braga para firmar uma base aliada robusta, de olho na tentativa de reeleição em 2016.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes