IBGE: metalurgia, refino e veículos puxaram alta nos preços ao produtor em 2014

Os setores de metalurgia, refino e veículos puxaram a inflação da indústria de transformação em 2014. A alta do Índice de Preços ao Produtor (IPP) no ano foi de 4,42%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As atividades que registraram os maiores aumentos dos produtos na porta de fábrica foram metalurgia (10,16%), outros equipamentos de transporte (10,09%), calçados e artigos de couro (9,91%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (9,73%).

Newsletter RD

Em termos de influência, o ranking de maiores contribuições para a inflação do ano foi liderado pelos setores de metalurgia (0,78 ponto porcentual), refino de petróleo e produtos de álcool (0,75 ponto porcentual), veículos automotores (0,74 ponto porcentual) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (0,27 ponto porcentual).

Indústria extrativa

O IPP passará a contar com informações da indústria extrativa ainda este ano, segundo Cristiano Santos, técnico da Coordenação de Indústria do IBGE.

Atualmente, o IPP mede a evolução dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e fretes, de 23 setores apenas da indústria de transformação. “Ainda não sei o mês (em que o indicador incluirá a extrativa), mas acho que vai ser rápido”, opinou Santos. “Essa é uma das últimas divulgações só com a indústria de transformação”, lembrou.

O IBGE divulgou nesta sexta-feira, 30, que o IPP teve alta de 0,56% em dezembro, fechando o ano de 2014 com uma taxa acumulada de 4,42%. A série histórica da pesquisa teve início em dezembro de 2009.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes