Ex-aliado de Vanessa e adversário do PT, PPS apoia Donisete

Vanessa Damo, Mazinho e Alex Manente, em 2012; PPS agora apoia governo do PT

Adversário do Partido dos Trabalhadores em nível federal e estadual, o PPS decidiu integrar o governo do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT). O acordo foi costurado com o deputado federal Alex Manente (PPS), que assume o mandato na semana que vem. O presidente municipal do PPS, Erismar Soares Clementino (mais conhecido como Mazinho – foto abaixo) fará parte da equipe da Secretaria de Governo, comandada por Edilson de Paula. A parceria PPS-PT foi firmada já tendo em vista a eleição de 2016. “O PPS tem autonomia nos seus municípios para entender quais são os melhores projetos para a cidade. Não temos dúvidas que podemos colaborar em Mauá porque acreditamos no trabalho está sendo desenvolvido”, afirmou Manente.

Newsletter RD

Adeus, Vanessa
O fato de o PPS apoiar um governo do PT por si só chama a atenção. No caso de Mauá, o acordo é ainda mais simbólico tendo em vista que há apenas dois anos o mesmo PPS declarou apoio a Vanessa Damo (PMDB), candidata a prefeita derrotada em 2012. Manente tentou justificar a guinada: “Na verdade nós vivíamos uma eleição municipal em que os dois candidatos tentavam ser prefeito pela primeira vez. Mesmo com a disputa que existia naquele momento eu conversei com o Donisete no próprio segundo turno, falando que eu me colocaria à disposição da cidade independente do processo que naquele momento estava ocorrendo”, afirmou. “Queremos colaborar com o governo, não estamos barganhando qualquer situação com a administração”, garantiu.

O mundo dá voltas
Na campanha eleitoral de 2012 Alex Manente (foto abaixo) disse, ao declarar apoio a Vanessa Damo: “O PPS continuará sendo oposição. Não conheço candidatura de oposição que depois passa para situação. O PPS vai somar força junto com vocês. A fórmula é a mesma: quem quer mudanças tem que votar na Vanessa”, afirmou. O marido de Vanessa, José Carlos Orosco Junior, até agradeceu: “Infelizmente o Átila [Jacomussi], desde o começo, esteve alinhado com o projeto do PT. Mas vocês estão vindo somar conosco de maneira independente. O nosso projeto é o que vai mudar Mauá, porque o outro é a continuidade do que aí está”.

PSDB sem prévias
O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) é contra a realização de prévias para definir quem será o candidato do partido a prefeito de São Bernardo em 2016. De acordo o tucano (foto abaixo) estará nas mãos da Executiva Estadual do PSDB a definição do nome. Nas grandes cidades onde existe a possibilidade do segundo turno, pelo seu número de eleitores, a decisão vai passar pela Executiva Estadual. Estou muito animado, existem muitas correntes dentro do partido que entendem que meu nome possa servir”.

Metalúrgicos unidos
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC participa nesta quarta-feira, dia 28, do Dia Nacional de Lutas por Direitos e Emprego, organizado pela CUT e demais centrais sindicais (CSB, CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT). A mobilização será realizada em todo o País em defesa dos direitos dos trabalhadores e da continuidade do crescimento econômico com distribuição de renda. Em São Bernardo, haverá um ato unificado, com concentração em frente à portaria 2 da Scania na Av. José Odorizzi (saída km 21A da Anchieta), a partir das 7h.

Roteiro
Em São Paulo, a concentração será a partir das 10h no vão livre do Masp. O movimento passará pela Petrobras e pelo Ministério da Fazenda, onde serão entregues documentos das centrais contra as medidas anunciadas pelo governo federal que alteram o acesso ao seguro-desemprego, o auxílio doença, a pensão por morte e o abono. E também o pacote de ajustes fiscais divulgado no último dia 19, que restringe crédito, aumenta juros e dificulta a produção.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes