PT/RS sugere que deputada devolva medalhas de mérito distribuídas a familiares

Após uma reunião de cinco horas, a executiva do PT gaúcho sugeriu que a deputada estadual Marisa Formolo (PT) devolva as 10 medalhas que ela distribuiu a familiares na semana passada.

A parlamentar petista participou do encontro desta segunda-feira, 26, em Porto Alegre com a direção do partido, mas deixou o local sem revelar se irá acatar a recomendação e pedir para retirar as honrarias da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que foram entregues aos seus parentes.

Newsletter RD

Depois de ficar oito anos no cargo, Marisa Formolo resolveu homenagear a família antes do fim do mandato – ela não conseguiu se reeleger na eleição de outubro do ano passado.

Em solenidade na última quarta-feira na Assembleia Legislativa, ela condecorou o marido, três filhos e cinco irmãos com a Medalha da Legislatura. Além disso, deu para o irmão mais velho, Armando, a maior honraria do parlamento gaúcho: a Medalha do Mérito Farroupilha.

Na ocasião, a deputada explicou que seu gesto era uma forma de agradecer aos parentes pelo apoio que recebeu durante o mandato, e ressaltou que se sentia tranquila porque não estava fazendo nada ilegal. Diante da repercussão negativa do caso, a executiva estadual do PT resolveu se posicionar, orientando que a parlamentar voltasse atrás na decisão.

“Por reconhecermos que a deputada Marisa Formolo teve, em seus oito anos de mandato, relevantes serviços na construção do PT e em defesa da classe trabalhadora e do povo gaúcho, e que este episódio isolado não deve macular sua trajetória política, sugerimos que a parlamentar avalie a devolução das medalhas concedidas”, diz a nota divulgada pela executiva estadual do partido após a reunião desta segunda.

A direção do PT gaúcho aproveitou para orientar seus deputados na Assembleia Legislativa do RS a abrirem o debate “sobre a elaboração de critérios para concessão de homenagens e honrarias” na Casa. No caso petista, a determinação do partido, a partir de agora, é para que tais condecorações passem pela aprovação de toda a bancada.

Segundo o presidente estadual do PT, Ary Vanazzi, é preciso levar em conta o princípio da “impessoalidade na política”. Ele contou também que, depois de participar da reunião com a executiva do partido, Marisa Formolo iria conversar com a família para decidir sobre a eventual devolução das medalhas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes