Índice da Fecomercio indica fim do ciclo de estoques altos no varejo

O Índice de Estoques (IE) calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) registrou quedas de 11,8% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado e de 2,9% ante dezembro, ao passar de 110,6 para 107,4 pontos.

A assessoria econômica da Federação destaca que a nova queda – em dezembro o indicador já havia recuado – se deu por um bom motivo: o aumento da proporção de empresários que disseram ter estoques abaixo do esperado (de 13,8% para 16,3%), acompanhado de pequena redução daqueles que disseram ter estoques acima (30,8% para 29,9%).

Newsletter RD

“Isso indica que pode ser que o ciclo de estoques altos esteja acabando”, afirma Flávio Pina, assessor econômico da FecomercioSP. Ele pondera, no entanto, que é preciso observar se esse processo continua nos próximos meses para confirmar a tendência.

Ele destaca que, em dezembro, a diferença entre os empresários que consideram ter estoques acima e abaixo do adequado ficou em 13,6 pontos, próximo à média de 10 pontos. “Já são dois meses em que a diferença continua diminuindo. Se ela continuar caindo, vamos voltar à média”, prevê.

Pina ressalta que o aumento dos empresários que consideram ter estoque abaixo do adequado se deu mesmo com um Natal fraco de vendas, o que demonstra que houve um equilíbrio entre demanda e oferta na principal data do ano para o setor. “Isso mostra que os empresários estavam preparados para esse um período de vendas fracas”, diz.

Na avaliação da FecomercioSP, isso indica que não serão necessárias grandes liquidações e queimas de estoque no início deste ano. “As promoções devem ocorrer, mas a necessidade de ajustar estoques será menor do que o previsto”, pondera a entidade em nota.

Metodologia

O IE é apurado mensalmente por meio da entrevista com cerca de 600 empresários do comércio na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), e busca identificar a percepção dos comerciantes sobre a situação estoques. O indicador vai de 0 a 200 pontos, com 0 representando “inadequação total” e 200 “adequação total”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes