Sallum deixa governo Pinheiro e Bonome vira secretário

Bonome vira articulador. (Foto: Banco de dados)

O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), selou nesta quinta-feira (8) o ingresso de Nilson Bonome (PMDB) na administração municipal. Ex-candidato a prefeito de Santo André, Bonome foi um dos principais nomes do primeiro escalação de Aidan Ravin (PTB), ocupando as secretarias de Gabinete, de Saúde e de Finanças. Em São Caetano, assumirá a secretaria de Governo.

De saída

Newsletter RD

O anúncio de Bonome como novo integrante do núcleo duro da gestão Pinheiro foi feito no mesmo dia em que foi publicada, nos atos oficiais do município, a saída de Sallum Kalil Neto da secretaria de Governo. Também foi oficializado nesta quinta-feira o desligamento de Mário Chekin da função de secretário da Saúde, cargo do qual estava afastado desde novembro em meio à polêmica sobre desabastecimento de medicamentos na cidade. Welington Kalil (filho de Sallum), diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto), também está de malas prontas para sair do governo.

De graça

O prefeito Carlos Grana (PT) publicou nesta quinta-feira (8) decreto que concede o passe livre para estudantes que hoje se beneficiam do passe escolar em Santo André. Para entrar em vigor, no entanto, a medida precisa passar pelo crivo dos vereadores. Por esse motivo, é possível que os estudantes voltem às aulas e demorem alguns dias até poder usufruir da gratuidade, até que os vereadores aprovem a proposta. A mesma situação deve se repetir nas outras cidades da região.

Dal´Mas no aerotrem

A vice-prefeita de São Caetano prepara sua saída do PMDB para ser candidata a prefeita em 2016. Lucia Dal´Mas vai se filiar ao nanico PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), do eterno presidenciável Levy Fidelix. “Nós vamos lançar candidaturas próprias no ABC, por exemplo em São Caetano, com a vice-prefeita. Já providenciei a filiação dela para janeiro [deste ano]. O marido dela já se filiou”, explica Fidelix, presidente nacional da legenda.

Nome de bairro

Vai ser difícil não lembrar do bairro de São Bernardo toda vez que for citado o nome do novo secretário estadual da Habitação, que tomou posse nesta quinta-feira (8). É Nelson Baeta Neves Filho, que assumiu o cargo antes ocupado por Marcos Penido.

Patrocínio

O São Bernardo Futebol Clube tem novo patrocinador: a Crefisa, empresa de crédito, que assinou contrato até dezembro deste ano. A financiadora pertence ao mesmo grupo que é dono da FAM (Faculdade das Américas), que oferece o curso de Medicina em São Bernardo.

Alívio

Prefeitos do ABC estão aliviados com a possibilidade cada vez mais concreta de que a andreense Miriam Belchior (PT) seja indicada como nova presidente da Caixa. A nomeação é vista como uma oportunidade de facilitar a articulação entre os municípios da região e o governo federal, mesmo com a petista fora do Ministério do Planejamento. Além disso, Belchior vai ficar com a chave do cofre do banco utilizado para liberar verbas do PAC para todo o Brasil.

Lauro muda

Não é somente São Caetano que passa por mudanças no primeiro escalão. O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV) também promove alterações no governo. Márcio da Farmácia (PV) vai ser Chefe de Gabinete e José Marcelo Ferreira Marques é o novo secretário de Obras. A ex-deputada estadual Regina Gonçalves (PV) será secretária de Assistência Social e Cidadania.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes